Índice glicêmico influencia em resultado de dietas

Índice glicêmico influencia em resultado de dietas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Ao nos deliciarmos com uma saborosa fatia de bolo ou com aquela macarronada de domingo, dá-lhe caloria! Onde vai parar tanto carboidrato? No sangue, trazendo oscilações no índice glicêmico, que mede a quantidade de açúcar na corrente sangüínea e pode, inclusive, estar diretamente ligado ao pesadelo dos quilos a mais.

Funciona assim: na digestão, os carboidratos são transformados em glicose, mais facilmente absorvida pelo organismo. Ela cai, então, na nossa corrente sangüínea, onde é levada para o corpo inteiro, servindo como fonte de energia. Mas, em excesso, já sabe, pode engordar!

Além disso, a velocidade com que a glicose vai parar no sangue também é um fator importante para entender o sobrepeso. E é aí que entra o índice glicêmico. Ele é a capacidade que o alimento tem de aumentar os níveis de glicose no sangue (glicemia).

Quando o alimento é de alto índice glicêmico, sua absorção é mais rápida, aumentando rapidamente a glicemia. Resultado: maior deposição de gordura e sensação de fome precoce. Ou seja, engorda mais. Além disso, os alimentos de alto índice glicêmico podem elevar os níveis de triglicerídeos.

Agora, pelo contrário, os de baixo índice são absorvidos de forma mais lenta, o que significa melhor aproveitamento da glicose e maior sensação de saciedade. Assim, esses alimentos engordam menos.

Para termos mais saúde e evitar o ganho de peso, devemos, portanto, optar pelos alimentos com baixo índice glicêmico e reduzir o consumo daqueles de alto índice. Veja abaixo o que manter e o que cortar do seu cardápio:

Alimentos de baixo índice glicêmico: arroz, pão e macarrão integrais, feijão, lentilha, grão de bico, quinoa, acerola, ameixa, goiaba, limão, maçã, maracujá, morango, pêssego, pêra, tangerina.

Alimentos de alto índice glicêmico (evitar!): farinha branca, biscoitos (prefira os integrais), pão francês, pão branco, macarrão comum, massas em geral, arroz branco, batata, mandioca, caqui, fruta-do-conde, manga, uva.

Dica: sempre que você consumir um alimento de alto índice glicêmico, tente acompanhá-lo de fibras, presentes nos vegetais. Elas deixam a absorção dos carboidratos mais lenta – e, portanto, melhor aproveitada pelo organismo.

A partir de agora, pense, então, não somente nas calorias, mas também no efeito do alimento no seu organismo. Muitas vezes é isso que faz a diferença!

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições