Nem todas as barras de cereais são ricas em fibras

Nem todas as barras de cereais são ricas em fibras

Atualizado: Segunda-feira, 26 Julho de 2010 as 8:20

Práticas e saborosas, logo que chegaram ao mercado elas viraram sinônimo de saúde por conter poucas calorias e serem ricas em fibras. A fama das barras de cereais é tão boa que muita gente nem se preocupa em ler o rótulo. Isso é um perigo, pois algumas não são tão saudáveis quanto aparentam.

A nutricionista e personal diet Carolina Mesquita explica que, de modo geral, as barras de cereais são produtos energéticos, apropriados para o consumo anterior à atividade física, pois "tapeiam" a fome e servem como um lanchinho.

- A composição nutricional depende muito de cada produto, mas deve-se prestar atenção sempre em seus rótulos. Muitas não têm nem uma grama de fibra e possuem gordura saturada.

As fibras fazem parte da classe dos carboidratos complexos, classificadas em solúveis e insolúveis e são importantíssimas para o organismo. A nutricionista Mônica Beyruti, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), explica que as fibras solúveis ajudam no bom funcionamento do intestino e também a baixar o colesterol. Elas são representadas pela pectina (presente nas frutas) e pelas gomas (aveia, cevada e leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha).

As fibras insolúveis aumentam a saciedade, auxiliando na redução da ingestão calórica. São representadas pela celulose (trigo), hemicelulose (grãos) e lignina (hortaliças).

Para aproveitar os benefícios das barrinhas, o ideal é optar pelos produtos que contenham cereais integrais.

- O farelo de aveia é o alimento mais rico em fibras solúveis e pode diminuir o colesterol sanguíneo. A necessidade diária de fibras é de 25 a 30 gramas. 

Além da falta de fibras, a quantia de gordura saturada também merece atenção. Segundo Mônica, a ingestão desse nutriente deve ser igual ou menor a 7% das calorias totais do dia. Em uma dieta baseada em 2.000 calorias, a quantidade de gordura saturada corresponde a 140 calorias. Ainda assim, esses produtos podem ser mais saudáveis que o chocolate, por exemplo. Uma barra ou um bombom com 25 gramas contém no mínimo 20% de saturadas.

Se você está de dieta, esse número deve ser menor também, por isso deve manter distância de algumas barras. Hoje em dia, existem inúmeras no mercado a nutricionista aconselha a optar pelas que apresentam mais fontes de fibras e menos calorias.

- Caso o individuo faça controle de peso, então deve se escolher uma barra sem açúcar e com baixo teor calórico. Carolina reforça que o melhor mesmo é optar por consumir alimentos naturais entre as refeições.

veja também