Nutrição: conheça as vantagens da dieta orgânica

Nutrição: conheça as vantagens da dieta orgânica

Atualizado: Segunda-feira, 13 Dezembro de 2010 as 12:13

Alimentação é coisa séria. Por isso, a busca pela qualidade de vida tem interessado tanto que o mercado de alimentos orgânicos não para de crescer. Isso acontece porque grande parte das frutas, verduras e legumes chegam a nossa mesa contaminados por agrotóxicos que fazem mal a nossa saúde.

Mas, o que são os alimentos orgânicos? “São aqueles que tiveram a cultivação feita sem o uso de pesticidas convencionais, fertilizantes artificiais ou dejetos humanos. Além disso, eles são processados sem radiação ionizadora ou aditivos”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

O objetivo não é somente manter a qualidade e sabor dos alimentos, mas também preservar o meio ambiente. Afinal, a ação do agrotóxico reflete na terra na água e consequentemente em seus nutrientes.

“Muitas pessoas acreditam que existem fórmulas ou produtos que eliminam os agrotóxicos dos alimentos na higienização antes de ingeri-los, porém, mesmo que você lave bem uma maçã por fora, os agrotóxicos já estão em sua polpa, e não só na casca”, alerta a nutricionista.

A opção é válida e merece uma tentativa de cada um de nós. Consumir alimentos orgânicos pode ajudar a saúde, ao meio ambiente e assim, todo mundo sai ganhando. Que tal?

Vantagens dos alimentos orgânicos:

- são produtos sem agrotóxicos (pesquisas mostram que os agrotóxicos contem metais e substâncias tóxicas que o nosso organismo não consegue eliminar. Dessa forma há o aumento de doenças inflamatórias como diabetes, hipertensão, obesidade, câncer e etc)

- tem o sabor melhor, devido à ausência de pesticidas, nas frutas, por exemplo, a concentração de frutose é maior, deixando-as mais doces

- não prejudicam o nosso planeta Terra

- favorecem a vida do solo, pois dessa forma é possível mantê-lo saudável, além disso, evitam a invasão dos pesticidas nos lençóis freáticos, não danificando a qualidade da água que bebemos

* O governo criou um selo para identificar os alimentos orgânicos. Os produtos recebem o rótulo do “SISORG” - Sistema de Avaliação da Conformidade Orgânica.

veja também