O peru deu errado? Salve a ceia com uma receita rápida de salmão

O peru deu errado? Salve a ceia com uma receita rápida de salmão

Atualizado: Terça-feira, 14 Dezembro de 2010 as 11:23

A ceia de Natal costuma ser recheada de pratos trabalhosos e assados que levam um tempão para ficarem prontos. Mas o que fazer se tudo der errado?

Tanto para imprevistos como para quem quer fazer um prato rápido, o Boa Vida mostra hoje uma receita prática e sofisticada de medalhão de salmão.

Claudio Torres, chef do Empório Santa Maria, demonstra como preparar o prato, uma das sugestões da rotisserie da casa para a ceia de Natal.

O toque especial é dado pelo formato do peixe -- medalhão em lugar das triviais postas -- e pelo açafrão em pistilo (não confundir com o açafrão da terra, que é totalmente diferente). O chef sugere adicionar um tempero pronto para paella, à base de açafrão moído, para quem quiser dar mais cor ao molho.

Como é uma opção de ceia mais leve que muitos pratos tradicionais de Natal, Claudio indica uma guarnição que segue a mesma linha. "Sugiro um mix de legumes que podem ser selecionados de acordo com as opções da geladeira", diz ele, que na demonstração usou minimoranga, tomatinho-cereja, couve flor, brócolis, rabanete, palmito pupunha e vagem e mandioquinha cozidos rapidamente e depois puxados no azeite com salsinha picadinha.

Medalhão de salmão com molho de açafrão

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

550g de medalhão de salmão Legumes a escolher picados (para guarnição) Um ramo de salsinha picadinha sal e pimenta branca a gosto Para o molho

1/2 cebola média 3 colheres de sopa de azeite Um ramo de tomilho Um ramo de alecrim Um ramo de sálvia 200ml caldo de peixe (ou um tablete diluído em um litro) 2g de açafrão em pistilo Meia taça de vinho branco Sal Pimenta do reino 1 xícara creme de leite 1 colher de sopa de roux (2 colheres de sopa de manteiga derretida em uma frigideira, misturada com 2 colheres de sopa de farinha de trigo)

Modo de preparo:

Corte os legumes de sua preferência em pedaços do mesmo tamanho, que devem ser reservados para depois puxá-los no azeite com salsinha picadinha.

Desfolhe o tomilho, a sálvia e o alecrim, separando os caules. À parte, esquente uma panela, coloque o azeite e meia cebola picada e refogue até ficar transparente. Acrescente o vinho branco e o caldo de peixe e deixe reduzir pela metade. Enquanto isso, esquente bem uma frigideira com azeite ou uma grelha e doure o medalhão por três minutos de cada lado e reserve.

Volte ao molho: adicione o creme de leite e, assim que ferver, tempere com o sal e a pimenta do reino. Use o roux para engrossar o molho até obter uma textura aveludada. Então coloque o açafrão e misture durante três minutos e adicione as ervas. Na hora de servir, coloque um medalhão em cada prato e cubra com o molho. Sirva com os legumes.

veja também