Projeto Cozinha-Escola forma auxiliares de cozinha de Paraisópolis

Projeto Cozinha-Escola forma auxiliares de cozinha de Paraisópolis

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Alunos do Cozinha Escola vão colocaram em prática tudo o que foi aprendido no curso no durante coquetel para 700 pessoas no Jockey

A segunda edição do projeto Cozinha-Escola, que este ano capacita jovens da favela de Paraisópolis, na zona Sul de São Paulo, tem patrocínio da Fundação Nestlé, que por meio do Projeto Nutrir dispôs recursos para que as aulas da iniciativa idealizada pelo chef Celso Vieira Pinto e pela socióloga e gestora cultura Maria Regina Vieira Pinto, do IDHS - Instituto para o Desenvolvimento Humano e Sustentável - pudessem ser colocadas em prática em uma das maiores comunidades carentes da cidade.

O projeto Cozinha-Escola é uma ação contínua, pois a infra-estrutura da cozinha industrial montada pela patrocinadora fica no local e um instrutor devidamente capacitado fica responsável por dar continuidade às aulas para novas turmas.  O curso tem todo o seu conteúdo voltado ao trabalho em serviços de alimentação e está adaptado ao novo código da ANVISA. A primeira edição do projeto aconteceu na Vila de Paranapiacaba com patrocínio da Fundação Banco do Brasil.

O grande teste dos alunos do projeto foi durante a formatura da Escola do Povo ? entidade de alfabetização de adultos de Paraisópolis. Sob a coordenação do chefe Celso Vieira Pinto, os jovens foram os responsáveis pela execução do cardápio servido no coquetel para 700 convidados, no Jockey Club, cedido por Charlô Wathley.

O Projeto

O Cozinha Escola é um projeto que vai até o público. Sua implantação não requer espaços grandiosos. "Qualquer ambiente que possua uma medida de pelo menos 25 m² já é suficiente para a montagem da cozinha pedagógica e aplicação do curso".

Nas 240 horas/aula investidas pelos jovens, que recebem uma ajuda de custo de meio salário mínimo, são incluídas visitas técnicas a grandes mercados e negócios de alimentação; nas aulas teóricas são estudados temas como Ética e Postura Profissional; higiene e saúde; manipulação de todos os tipos de alimentos, noções de confeitaria, panificação e pizzaria básicas, além de noções de serviço de atendimento ao cliente no salão.

"Um dos diferenciais do Projeto Cozinha Escola é que ele se insere no movimento de transformação da profissão de cozinheiro em um ofício digno e de muita importância", afirma Celso Vieira Pinto. "Considerando as dimensões do Brasil, o fato de levarmos a escola de cozinha até o local onde existe demanda, faz o projeto ter uma eficácia muito maior. Além disso, para cada nova localidade onde montamos o curso, o manual é adaptado às tradições e particularidades regionais", complementa o chef.

Patrocinador

A Fundação Nestlé Brasil possui o Nutrir, um programa de educação alimentar que contribui para combater a desnutrição e obesidade de crianças e adolescentes em todo o Brasil por meio de uma metodologia lúdica, capacitando educadores e merendeiras de escolas públicas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições