Receitas para quem tem alergia alimentar

Receitas para quem tem alergia alimentar

Atualizado: Quarta-feira, 10 Novembro de 2010 as 4:09

Crianças com alergia alimentar sofrem uma série de restrições. As mães devem estar atentas e só oferecer preparações específicas, sem o ingrediente que causa alergia. Mas em dias de festa, essa situação fica ainda mais difícil. Como explicar para uma criança com alergia ao leite, por exemplo, que ela não pode comer brigadeiro ou provar o bolo? Pensando nisso, o Instituto Girassol, grupo de apoio a pacientes com necessidades nutricionais especiais, lançou o livro Receitas Culinárias para Crianças com Alergia Alimentar – Festas.

O trabalho é resultado do convênio entre o Centro de Estudos do Instituto Girassol e o Curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Segundo a presidente do Instituto Girassol, a pediatra e nutróloga Roseli Sarni, o desafio foi criar variações dos pratos tradicionais, mantendo a aparência e o sabor, mas substituindo os ingredientes que causam a alergia. Outra preocupação foi elaborar pratos gostosos e, ao mesmo tempo, saudáveis e nutritivo. Todas as receitas informam qual o ingrediente excluído e o valor calórico de cada porção. Além disso, o livro traz informações úteis para antes e durante a festa, dicas e orientações.

O livro Receitas Culinárias para Crianças com Alergia Alimentar – Festas está disponível para download gratuito no site do Instituto Girassol.

Abaixo, duas receitas extraídas do livro:

Brigadeiro

Esta receita não contém: leite, ovo e soja

1unidade média de mandioca ½ xícara de chá de açúcar refinado 4 colheres de sopa de chocolate em pó sem leite 2 colheres de sopa de óleo 3 xícaras de chá de água ½ xícara de chá de chocolate granulado sem leite e sem soja

Cozinhe a mandioca na panela de pressão por 30 minutos. Amasse bem até formar uma massa lisa sem grumos. Em seguida, leve ao congelador para esfriar por 20 minutos. Em uma panela, misture bem a mandioca, o açúcar, o chocolate em pó sem leite e o óleo, acrescentando água aos poucos e mexendo sempre. Quando a mistura soltar do fundo da panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Em seguida, modele as bolinhas e enfeite-as com o chocolate granulado. Coloque-as nas forminhas de papel e sirva.

Valor Calórico: 64,7 kcal – porção de 20g / 2 unidades

“Pão de Queijo” de Mandioquinha

Esta receita não contém: leite, ovo, soja e trigo

6 unidades médias de mandioquinha 4 xícaras de chá de polvilho doce 1 xícara de chá de polvilho azedo 1 xícara de chá de óleo fervendo Sal a gosto 1 e ½ xícara de chá de água quente

Cozinhe a mandioquinha e amasse até formar um purê. Misture com os demais ingredientes, acrescentando a água por último. Pré-aqueça o forno. Faça bolinhas pequenas e asse em forno médio (150°C).

Valor Calórico: 179,5 kcal – porção de 45g / 1 unidade média

veja também