Reciclagem facilitada é um dos fatores que levaram ao crescimento da utilização de PET

Reciclagem facilitada é um dos fatores que levaram ao crescimento da utilização de PET

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:25

A Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) acaba de anunciar que foram vendidas 522 mil toneladas de resina PET em 2009, o que representa um crescimento de 7,4%, frente às 485 mil toneladas de 2008. A variação mostra, a seu ver, que a crise internacional não afetou a performance do produto e que sua participação no mercado é consistente, principalmente no segmento de garrafas, que representa, historicamente, cerca de 90% do total de consumo de PET no País.

Alguns fatores contribuíram para o desempenho do PET ter se mantido em patamares compatíveis com os dos anos anteriores, uma vez que a variação média dos últimos cinco anos é de 7,81%, e nos últimos dez anos, de 8,34%. O clima colaborou bastante, já que o consumo de produtos como refrigerantes, água e sucos estão intrinsecamente ligados às temperaturas quentes, e o ano não apresentou um inverno rigoroso ou longo.

O principal motivo, no entanto, foi o crescimento do poder aquisitivo nas classes “c” e “d”, que no momento central da crise evitaram gastos com bens duráveis, que foram direcionados para bens de consumo. Em sua história, o produto é um dos responsáveis pela democratização do refrigerante no País. Na década de 90, por exemplo, havia cerca de 150 marcas de refrigerantes, e hoje já chegam a aproximadamente 1.000 marcas.

Com relação aos principais segmentos usuários da embalagem, o refrigerante lidera o ranking, com 61% de participação, seguido pela água, com 14 %, e o óleo, com 13%.

Este último, que aderiu mais recentemente às embalagens de PET, apresenta um crescimento acentuado – em 2005 tinha 7% de participação.

As razões para o crescimento do uso do PET no segmento do óleo comestível podem ser explicadas pelas características de transparência e brilho. Preocupado com a qualidade, o consumidor gosta de ver a pureza do produto que está consumindo. Este é um caso em que houve uma mudança de percepção do produto por meio da embalagem.

Outro fator importante que está levando à migração para a embalagem de PET é sua performance ambiental. Por ser facilmente reciclável e encontrar no Brasil um grande número de aplicações ambientalmente corretas para o produto reciclado, o PET vem sendo procurado por diversos segmentos de mercado como cosméticos, higiene e limpeza, que juntamente com os tradicionais mercados alimentícios, valorizam o enfoque de sustentabilidade vinculado ao produto.

O Brasil é líder mundial no desenvolvimento de aplicações do PET reciclado. O uso pela indústria têxtil é líder, com 38% de aplicação, seguido pela indústria têxtil, com 18%. As demais aplicações são os laminados e chapas (15%) e as embalagens alimentícias (12%).

No dia a dia das pessoas, o PET reciclado tem grande presença na indústria automotiva, no banco de ônibus, metrô e estádio de futebol, e na fabricação de uma grande lista de produtos, como cordas, vassouras, tubos e até novas embalagens, entre vários outros.

No entanto, o maior desafio para a ampliação da reciclagem do PET no Brasil – a instituição de políticas públicas de coleta seletiva – continua sem uma solução adequada.

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