Refrigerante pode viciar, indica pesquisa norte-americana

Refrigerante pode viciar, indica pesquisa norte-americana

Atualizado: Segunda-feira, 22 Fevereiro de 2010 as 12

Você conhece alguém que diga: "não consigo viver sem refrigerante"? Pois saiba que essa pessoa pode estar falando sério. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Os médicos descobriram que a cafeína adicionada em muitos refrigerantes, pode acabar criando dependência nos consumidores.

Segundo os pesquisadores, a cafeína consumida neste tipo de bebida pode gerar algum tipo de dependência fisiológica e até psicológica em adultos e crianças. Ainda segundo o estudo, algumas pessoas chegam a sentir falta do produto se interrompem o consumo. A pesquisa gerou protestos da Associação Nacional de Refrigerantes dos Estados Unidos, que considerou o trabalho como "um estudo mal elaborado e irresponsável, sem validade científica".

Já os médicos da faculdade Johns Hopkins, se defendem dizendo que apenas 5% de refrigerantes sem cafeína são vendidos hoje em todo o território americano e que são consumidos anualmente cerca de 57 bilhões de litros de refrigerante com cafeína nos Estados Unidos, o que dá cerca de quase 600 latas por habitante a cada ano.

Por Monique dos Anjos/Com informações da Agência Estado

veja também