Reino Unido mantém vivo o legado da criação de Lord Sandwich

Reino Unido mantém vivo o legado da criação de Lord Sandwich

Atualizado: Segunda-feira, 26 Outubro de 2009 as 12

A cada ano, os britânicos devoram 11,25 bilhões de sanduíches, produto que se transformou em parte fundamental de sua dieta e que deve seu nome a Lord Sandwich, nobre e político inglês do século XVIII que pediu carne entre dois pedaços de pão para não deixar sua mesa de jogo.

Os dados sobre o consumo de sanduíches no Reino Unido são da Associação Britânica do Sanduíche, cujo diretor, Jim Winship, disse à Agência EFE que 75% deles são preparados em casa. Os 25% restantes - 2,8 bilhões de sanduíches - são comprados em supermercados, cafeterias, lanchonetes e quiosques, em um negócio que emprega 300 mil pessoas e ao qual pertencem 15 mil empresas, incluindo o varejo.

Não existem estatísticas em nível europeu ou mundial, mas, dada a importância do sanduíche na alimentação diária dos 60 milhões de habitantes do Reino Unido, Winship admite que o país é, provavelmente, o maior consumidor de sanduíches do mundo. A imagem de dezenas de executivos aproveitando sua hora do almoço para comer um sanduíche em algum parque londrino é comum, principalmente em Canary Wharf e na City, o distrito financeiro da cidade.

Entretanto, o sanduíche não é um produto que pertence a determinadas classes sociais ou faixas etárias, e faz parte também do almoço dos estudantes e dos cardápios de produtos para viagem vendidos em supermercados que, por duas libras, incluem também um pacote de batatas fritas e uma bebida.

As dúvidas sobre a conveniência de incluir um sanduíche na dieta diária aumentaram nos últimos anos paralelamente ao crescimento do número de pessoas obesas no Reino Unido, onde dois de cada cinco adultos são obesos, assim como 30% da população abaixo de 15 anos.

A história de como surgiu o sanduíche remonta ao século XVIII, época em que viveu John Montagu (1718-1792), quarto Conde de Sanduíche, uma cidade marítima situada no leste do Reino Unido. Montagu foi um político que estudou na Universidade de Cambridge e passou parte de sua juventude viajando pela Europa. Sua carreira começou em 1744, quando foi nomeado Lorde do Almirantado da Marinha Real Britânica. Daí, continuou progredindo até fazer parte do Governo do primeiro-ministro Henry Pelham (1748-1751) e ocupar o cargo de secretário de Estado.

Também foi o patrão do famoso capitão James Cook, que decidiu batizar como Ilhas Sanduíche um arquipélago descoberto em 1778 no Oceano Pacífico - o Havaí. Sempre envolvido em polêmicas, a vida pessoal do conde de Sandwich foi turbulenta. Foi casado com uma mulher que enlouqueceu, passou 16 anos com uma famosa cantora que lhe deu cinco filhos - até que um fã a assassinou - e documentos da época o acusam de corrupção por usar "o patrimônio da escritório do Almirantado em subornos de caráter político". O nobre ficou conhecido também por ter promovido a música da época - diz-se que Händel não seria hoje tão famoso sem sua ajuda -, mas teve sua biografia manchada por ser o responsável da Marinha Real Britânica durante o período de perdas de colônias americanas.

O momento exato no qual o sanduíche nasceu remonta ao ano de 1762 (embora outros especialistas digam que foi em 1765) em um exclusivo clube de jogo ao qual só 25 homens podiam entrar, sendo que um deles era o Príncipe de Gales. O escritor francês Pierre-Jean Grosley relatou a ocasião da criação do prato em um de seus livros: "Um secretário de Estado passou 24 horas em uma mesa de jogo, tão absorto nisso que, durante todo o tempo que esteve ali, não comeu nada além de um pedaço de carne entre duas fatias de pão tostado, que devorou sem tirar os olhos do jogo".

"Este novo prato começou a virar moda durante minha estadia em Londres e adotou o nome do político que o inventou", explica Grosley. O historiador Nicholas Rodger, autor de um livro sobre a vida de John Montagu, defende que esta história pode ser apenas um rumor, embora considere o Lord Sandwich como o verdadeiro criador do sanduíche em sua forma original, com carne bovina entre dois pedaços de pão. Nem seu papel ao comando da força naval britânica, nem seu trabalho no Governo, nem seu mecenato sobre Händel e o capitão Cook; o nome de Lord Sandwich estará ligado para sempre a esses dois pedaços de pão, com os quais, mesmo sem saber, passou para a posteridade.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também