Saiba como corrigir e evitar erros comuns na cozinha.

Conheça algumas dicas para evitar erros

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

 

Se existe marinheiros de primeria viagem quando o assunto é o nascimento de um filho, há também pessoas que estão comandando a cozinha pela primeira vez. Falta de experiência são comuns de encontrar em qualquer atividade, e se houver interesse em aprender ou consertar alguns erros, saiba que há solução.
 
Tornar-se dona de casa exige alguns cuidados com relação à alimentação e conservação dos alimentos. Para quem está prestes a se tornar um, confira algumas dicas de erros cometidos na cozinha e saiba como corrigir.
 
Erros e soluções
 
Fritar com azeite
O azeite deve ser aquecido em fogo moderado, não em alto. Nunca deixe fumegar o azeite, porque isso significa que chegou a uma temperatura crítica, propícia à transformação da gordura em trans e formação de substâncias, sabores e odores indesejáveis. Melhor utilizar o produto em saladas e, no máximo, para refogar.
 
Para evitar gosto alterado, não mexa na carne moída
Deve-se mexer a carne moída durante o seu preparo. A alteração do gosto se deve ao cozimento não-uniforme. Para evitar o problema, aqueça uma frigideira grande e de bordas levemente altas. Coloque uma colher (sopa) de óleo (ou mistura de manteiga e óleo ou de azeite e manteiga). Em seguida, acrescente dois a três dentes de alho bem picados e, então, a carne moída. Mexa com frequência. Se estiver difícil de deixar a carne solta, utilize um garfo resistente. Assim, cozinha por igual e não junta água. Depois, coloque a gosto cebola, salsa, tomate picado ou outro tempero de sua preferência.
 
Não mexa no frango desfiado. Evite gosto alterado
Deve-se mexer o frango. A alteração do gosto se deve ao cozimento não-uniforme. Coloque na panela um pouco de óleo (½ colher de sopa), dois dentes de alho picados e cebola picada. Depois, acrescente o frango desfiado, mexa bem e coloque os temperos de sua preferência.
 
Mexer e virar o bife muitas vezes 
O hábito prejudica as propriedades da carne e, consequentemente, seu sabor. Aqueça bem a frigideira (de preferência, antiaderente) e, se quiser, coloque um fio de óleo. Disponha o bife já temperado e deixe fritar até as bordas ao redor mudarem de cor, sem mexer. Depois, vire o bife e repita o procedimento.
 
Dicas para donas de casaEsperar comida esfriar para colocar na geladeira, está errado.
Esse é um hábito antigo, de quando as geladeiras não estavam preparadas para dar conta de refrigerar potes ou refratários quentes. Hoje, há estudos de segurança alimentar que recomendam guardar os alimentos ainda quentes, o que diminui o risco de contaminação.
 
Salgar em excesso as refeições
Não coloque todo o sal de uma vez. Tenha calma e acrescente aos poucos, sempre provando.
 
Não lave a carne
O erro faz com que a carne perca proteínas. Tire-a da embalagem e tempere a gosto. O cozimento matará as bactérias existentes.
 
Furar lata de leite condensado e levar para geladeira
“Depois de aberta, a lata vai perdendo o verniz interno que protege o conteúdo dos metais tóxicos que constituem a embalagem, podendo provocar intoxicação alimentar”, explicou a chef. O ideal é, depois de abrir a lata de leite condensado, tirar o produto guardá-lo em um pote de vidro, de plástico ou de cerâmica.
 
Sobras de enlatados
Para evitar contaminação, coloque as sobras em recipientes de plástico ou de vidro tampados e guarde na geladeira. Consuma em três a cinco dias.
 
Pacote de alimentos industrializados
O erro pode deixar os produtos ressecados e com bactérias. Envolva o que sobrou com papel filme e guarde na geladeira. Consuma em três a quatro dias.
 
Excesso de óleo para fritar peixe
Para evitar que o peixe quebre, fique engordurado e muito calórico, passe óleo ou manteiga na frigideira e coloque papel-manteiga. Passe mais óleo em cima do papel-manteiga, aqueça e coloque o peixe já temperado pronto para fritar. O alimento sai levemente dourado e não gruda na panela.
 
Usar óleo para cozinhar macarrão
Evitar óleo deixa o macarrão menos escorregadio e com mais aderência ao molho. Na água (1 litro para cada 100 g de macarrão), coloque uma cebola sem casca com quatro a cinco cravos espetados, além do sal. Deixe ferver e cozinhe o macarrão pelo tempo indicado na embalagem.
 
Jogar fora a água do feijão
Isso leva à perda de nutrientes. Para preparar 1 kg de feijão, deixe os grãos de molho em água fervente por 30 minutos. Quando começar a soltar o vapor, deixe mais dez minutos e desligue o fogo. Não abra a panela por 20 minutos.
 
Salgar demais a salada
Não coloque sal direto para temperar a salada com folhas. A grande dica é emulsificar com três colheres de sopa de suco de limão, seis colheres de sopa de azeite de oliva e uma colher de café de sal ou a gosto. Bata essa mistura por dois minutos com o auxílio de dois garfos (fica cremosa). Pronto, basta temperar a salada.
 
Bifes ressecados
Se os bifes começarem a grudar na frigideira, coloque alguns pingos de água filtrada e vire o alimento até ficar no ponto desejado.
 
Com informações de: Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições