Segredos para preparar pães

Segredos para preparar pães

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

Conheça algumas dicas que ajudam a preparar deliciosas receitas de pães doces e salgados sem erro

Não há sensação mais gostosa do que sentir o cheirinho de pão recém-saído do forno. Doces ou salgadas, algumas receitas têm aroma e sabor de infância. Há quem acredite que essas gostosuras são muito difíceis de fazer. Mas isso é um engano. Os segredos são: prestar atenção ao preparo da massa e respeitar o seu tempo de crescimento. Outra dica valiosa é medir a quantidade de recheio para não sobrar ou faltar.

De resto, basta lançar mão de ingredientes como sal grosso, ervas, especiarias ou mesmo queijo ralado para polvilhar as receitas. O resultado é surpreendente e vai arrancar aplausos da galerinha em casa. Portanto, conheça mais alguns segredos que envolvem esse preparo e mãos à obra!

Pão doce

1. O fermento biológico atua melhor se for tirado da geladeira uma hora antes de ser usado em receitas de pão doce.

2. A massa fica solada com o excesso de açúcar e borrachenta se tiver muita gordura. Por isso, respeite e nivele bem as medidas de cada receita.

3. Não sove a massa mais que o necessário, senão o pão vai ficar duro depois de assado. A massa está no ponto máximo de sovação quando ficar um pouco mais mole que a do pão comum, mas sem grudar nas mãos.

4. Não se esqueça de sempre polvilhar com farinha de trigo a superfície em que irá trabalhar a massa. Isso evita que ela grude nas mãos e na superfície enquanto está sendo sovada.

5. Para deixar a massa descansar, cubra-a com um pano de prato, mas sem abafar demais. Assim o fermento vai fazer a massa crescer mais leve e porosa.

6. Para fazer pães glaçados, pincele-os com uma clara de ovo, sem bater, misturada a 2 colheres (sopa) de água fria, ou com uma gema ligeiramente batida e dissolvida no leite. O certo é pincelar duas vezes: pouco antes de levar os pães ao forno e pouco antes de retirá-lo do forno.

7. Você obtém o dourado característico do pão doce pincelando-o com uma mistura de gema e algumas gotas de café coado. O mesmo café misturado com mel também serve para dourar os pães.

8. A massa com que são feitas as roscas também pode assumir o formato de trança.

9. Quando assar roscas, retire-as logo da assadeira. Assim elas não ficam com o fundo mole e pegajoso.

Pão salgado

1. Todo pão que você prepara em casa dura até três dias se for guardado na geladeira em saco plástico ou envolto em papel-alumínio.

2. Para a massa de pão crescer bem nos dias úmidos e frios, aqueça ligeiramente o forno, desligue e coloque a massa dentro, numa vasilha funda coberta com um pano limpo e seco.

3. É fácil manter o pão de forma úmido durante todo o tempo de validade. Conserve-o na geladeira, especialmente nos dias mais quentes.

4. Pão amanhecido torrado pode virar uma farinha fresquinha para empanados ou se tornar ingrediente de outras receitas. Pode ser moído no liquidificador ou amassado com um rolo de macarrão dentro de um saco plástico.

5. Para fazer croutons, ideais para acompanhar sopas e saladas, tire a casca de fatias do pão de forma e corte-as no formato que desejar. Aqueça quantidades iguais de azeite e manteiga. Quando espumar, despeje os croutons e mexa para dourá-los por igual. Seque-os bem em papel toalha.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições