Temperos, uma pitada de saúde

Temperos, uma pitada de saúde

Atualizado: Quarta-feira, 27 Janeiro de 2010 as 12

Os temperos também são terapêuticos! Descubra qual é o ideal para você combater doenças

Já imaginou como seria a culinária sem os temperos? A comida não teria graça, não é mesmo? Em nossos pratos eles são obrigatórios, e na saúde também não deixam nada a desejar. Conheça os benefícios que sete ingredientes pra lá de especiais podem trazer a seu organismo.

Pimenta

A pimenta é capaz de prevenir o câncer e o envelhecimento precoce. A substância que dá ardor à pimenta é usada como analgésico e ajuda a prevenir inflamações, além de melhorar o humor. Bastam 3 g por dia para usufruir dos benefícios desse tempero "quente

Orégano

Ajuda na digestão, porque combate enjoos e gases. O chá de orégano é indicado para quem sofre de bronquite, dor de cabeça de origem nervosa e cólicas intestinais.

Canela

Aposte em consumir 1/2 colher (chá) de canela por dia. Com essa quantidade você consegue reduzir muito os níveis de açúcar, colesterol e triglicérides no sangue. O chá com canela e gengibre alivia resfriados.

Alecrim

É digestivo, combate inflamações e ajuda no controle da pressão alta. O óleo de alecrim alivia dores musculares, e o chá ameniza as dores de cabeça. Também é usado para tratar asma, anemia, bronquite, gastrite e tosse.

Curry

Uma das substâncias dessa especiaria oriental ajuda no tratamento de Alzheimer e Parkinson. Combate bactérias, vírus e inflamações. O consumo diário de 1 colher (chá) de curry basta para usufruir desses benefícios.

Cravo

O óleo dessa especiaria é usado pelos dentistas como analgésico. Também é indicado contra cólicas e gases intestinais. Auxilia no tratamento de problemas estomacais e diarreia.

Açafrão

Algumas substâncias do açafrão evitam que a pele envelheça antes da hora. Esse tempero também ajuda a prevenir câncer, doenças do coração e o mal de Alzheimer. É digestivo e combate tosse e espasmos. Serve para tratar infecções e inflamações, ajudando na cicatrização. Também pode ser usado externamente, na pele, para combater psoríase.

Por Karla Precioso

veja também