Tortas são aposta de sobremesa da moda em 2011

Tortas são aposta de sobremesa da moda em 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

Famosa por suas pesquisas na área de gastronomia, o instituto californiano Andrew Freeman & Co afirma que, em 2011, a sensação entre as guloseimas serão tortas de todos os tipos, doces e salgadas.

As sobremesas devem ocupar o espaço dos brigadeiros repaginados, dos cupcakes (os bolinhos americanos que caíram no paladar dos brasileiros), e dos macarons, sanduichinhos franceses adocicados e recheados com cremes saborosos.

Para você entrar na onda e não errar, o R7 oferece receitas de massas diferentes de tortas doces.

Basta seguir os passos de cada uma e ser rigoroso nas quantidades de cada ingrediente.

Moda ou não em 2011, você estará preparado para fazer sucesso na cozinha. Com a mesma massa é possível variar os recheios.

A culinarista Palmirinha Onofre lembra que tortas sempre estiveram na moda. O que pode acontecer, neste ano, segundo ela, é lojas especializadas na sobremesa aparecerem por aí, como ocorreu com iogurterias e locais especializados em cupcakes ou brigadeiros diferenciados.

- A torta nunca sai de linha. No Brasil, receitas de torta holandesa, floresta negra, alemã e de limão, além dos cheesecakes, vão ser sempre sucesso, ainda mais se essa moda pegar.

Nos recheios, outra moda é aproveitar frutas brasileiras no preparo. Cláudia Fortes, coordenadora do curso de gastronomia da Faculdade Estácio de Sá (RJ), ressalta que a tendência da culinária segue o que é natural e saudável.

- Essa proposta saborosa e com baixo teor de gordura continua. Portanto, devemos valorizar ingredientes nativos do Brasil, como o cupuaçu, o maracujá e as castanhas.

Acrescentar frutas na sobremesa deixa a receita mais saudável e até menos calórica, dependendo do ingrediente. No cheesecake, por exemplo, geleias light de frutas nativas para a cobertura, como jabuticaba e cupuaçu, só enriquecem o doce.

Dicas de para preparar tortas

Para fazer o doce em casa, muitos recheios podem embelezar o prato, mas a dúvida maior é como não estragar a receita com uma massa pesada. Portanto, é bom pensar bem na hora de escolher os ingredientes.

Usar ou não ovos? Acrescentar manteiga? Com ou sem fermento em pó? Segundo a doceira Kykah Oniytsuka, há um truque para facilitar o preparo.

- Se a massa for feita com manteiga ou margarina, ficará mais fácil abrir com o rolo sem a necessidade de enfarinhar a superfície. Ela não vai grudar.

Já as bases feitas com biscoitos, que são bem fáceis e rápidas, precisam ser manuseadas com cuidado. Na hora de assar, forre a superfície da massa com papel-alumínio e cubra com feijões. O peso fará com que a massa não suba nem com que as bolhas virem buracos.

- É interessante utilizar a massa feita com biscoito somente no fundo. Não nas laterais. Todo mundo está interessado em comer o recheio.

Kykah ensina que vale a pena acrescentar gelatina sem sabor em alguns recheios de tortas sem bordas. A especialista ressalta que essas receitas devem ficar na geladeira por mais tempo e postas à mesa somente na hora de comer.

Para completar, é fundamental, no preparo da maior parte das massas, ter à mão um rolo para abrir a mistura. Se quiser variar, prepare a mesma receita e divida-a em pequenas formas na hora de assar.

Dessa forma, é possível servir porções individuais sem correr o risco de estragar a aparência da sobremesa.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições