Veja as receitas campeãs no festival gastronômico de Visconde de Mauá

Veja as receitas campeãs no festival gastronômico de Visconde de Mauá

Atualizado: Sexta-feira, 7 Maio de 2010 as 10:18

Veja duas receitas campeãs no festival gastronômico de Visconde de Mauá, em 2009, preparadas com pinhão. O aspic é da chef Camila Buschinelli, enquanto a panqueca é da chef Ana Vecchio.

Aspic de pinhão

Ingredientes

350g de pinhão 20g de pimentão vermelho brunoise 120g de lombo de porco 20g cebolinha picada 1 gelatina em pó sem sabor 300ml de caldo de legumes e pinhão Vinagrete de mostarda Dijon:

2 limões 1 colher sopa mostarda Dijon em grãos 1 colher sopa mostarda amarela 1 xícara de azeite Mel (o quanto bastar) Sal a gosto Modo de preparo

Lave bem os pinhões e cozinhe-os com água e sal. Reserve um pouco do caldo do cozimento. Retire as cascas e corte-os em laminas. Cozinhe o lombo com legumes e corte-o em cubos pequenos. Misture com o caldo do pinhão. Coe e clarifique o caldo para não ter nenhuma impureza.

Dissolva a gelatina no caldo. Com todos os ingredientes picados, misture todos, verifique o sal e disponha numa terrine. Acrescente o caldo aos poucos ate cobrir. Resfrie na geladeira por no mínimo 6 horas.

Vinagrete:

Misture todos os ingredientes, acerte a acidez com o mel e acerte o sal. Corte com uma faca em fatias finas e sirva com uma salada de folhas e a vinagrete.

Panqueca de pinhão tupiniquim

Ingredientes

120ml de leite integral 1 colher sopa de espinafre cozida 1 colher sopa de pinhão cozido e triturado 1 ovo ½ copo de farinha de trigo Sal a gosto Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, untar uma frigideira antiaderente e fazer as panquecas.

Recheio:

1 cebola média picada 1 xícara de carne seca dessalgada, cozida e processada 1 xícara de pinhão cozido e triturado levemente 20 ml de azeite extravirgem Modo de preparo

Refogar a cebola no azeite até dourar bem, acrescentando o pinhão e logo depois a carne seca.

Creme de abóbora:

1 dente de alho amassado 500g de abobora cozida no caldo de carne 1 colher de chá rasa de açúcar 1 colher de sopa rasa de manteiga 100 ml de creme de leite fresco 2 polenguinhos 1 colher de chá de parmesão ralado Ervas finas e noz-moscada a gosto Modo de preparo:

Refogar na manteiga e açúcar, o dente de alho amassado. Bater a abobora no liquidificador com um pouco do caldo de carne (só para fluidificar). Jogar o creme na panela do refogado. Acrescentar o polenguinho e o parmesão, com fogo baixo, e esperar ferver durante 10 minutos, mexendo de vez em quando. Por último, acrescentar o creme de leite, a noz-moscada e ervas finas a gosto.

Farofa de pinhão:

1 xícara de pinhão cozido triturado 2 colheres de sopa de manteiga Modo de preparo:

Derreter a manteiga numa frigideira antiaderente e acrescentar o pinhão, que deve ficar em contato com a superfície da frigideira. Mexer até que fique crocante.

Montagem:

Rechear a panqueca, cobri-la com o creme de abóbora e jogar um pouco de parmesão ralado. Levar ao forno para gratinar e servir com a farofa ainda quente por cima.

veja também