A substituição correta de alimentos é a chave para perder peso

A substituição correta de alimentos é a chave para perder peso

Atualizado: Segunda-feira, 14 Fevereiro de 2011 as 10:07

Deixar de comer determinados alimentos é uma das grandes dificuldades quando é preciso perder peso. Segundo nutricionistas, a dica é substituir esses alimentos por outros menos calóricos, sem que se perca o prazer nas refeições:

- A água é essencial, mas sentimos necessidade de líquidos com sabor. Chás variados de frutas, ervas e flores também são ótimas opções. Procure beber no mínimo oito copos por dia, mas evite tomar líquido junto com as refeições.

- O pão é um alimento também muito difícil de retirar do cardápio. Por isso, a dica é substituir o croissant com manteiga, que tem 305 Kcal, por queijo quente com pão integral e queijo branco (162 Kcal). Substitua também o misto de presunto e queijo prato (310 Kcal) por misto de peito de peru e queijo branco (95 Kcal).

- O chocolate quente tradicional com açúcar, que tem 210 Kcal, deve ser substituído por chocolate quente feito a partir de leite desnatado e chocolate em pó light, que tem apenas 95 Kcal.

- Os queijos amarelos, como gorgonzola (30 g tem 19 Kcal), podem dar a vez para o queijo branco (30 g de queijo minas tem 63 Kcal). Nas grandes refeições, ao invés de escolher lasanha de presunto e queijo (1 porção tem 315 Kcal), escolha uma lasanha de vegetais (1 porção – 145 Kcal).

- Molhos: evite os brancos à base de creme de leite (1 colher de sopa – 47 Kcal) e consuma os simples de tomate (1 colher de sopa – 15 Kcal).

-Óleo: diminuia a quantidade de gordura na preparação dos pratos. Cada colher de sopa de óleo tem 90 Kcal. Substitua por ervas como salsicha, cebolinha, orégano, açafrão, tomilho e manjericão. Elas quase não têm calorias e realçam o sabor dos pratos.

- Batata frita: uma porção média tem 274 Kcal. Substitua por uma porção de batata ao forno gratinada (150 Kcal).

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