Acerte no formato da sobrancelha

Acerte no formato da sobrancelha

Atualizado: Quarta-feira, 24 Agosto de 2011 as 8:23

  A sobrancelha é certamente uma das partes mais marcantes do rosto de uma pessoa. Que mulher nunca se sentiu diferente após modelá-las e encontrar o formato ideal? Mas aí é que mora o perigo: descobrir qual é esse formato não é tarefa das mais fáceis.

Segundo o maquiador e expert em sobrancelhas Rosman Braz, cada um nasce com um formato natural de sobrancelha, que pode – e deve! – ser levado em conta na hora da depilação. “A maioria é reta e levemente arqueada”, explica o especialista. “Não podemos desenhar um novo formato de sobrancelha, se cada pessoa já nasce com um definido. O que podemos fazer é sempre tirar o excesso, obedecendo a naturalidade do formato”.

Para descobrir seu formato ideal, há algumas dicas; quem tem olhos juntos, por exemplo, deve limpar bem o meio das sobrancelhas, no canto interno, para abri-los, enquanto quem os tem separados deve fazer o contrário, tirando o mínimo possível. Mas o ideal é definir isso com a ajuda de um profissional que esteja acostumado a esse tipo de trabalho – ele fará a primeira modelagem, que depois pode ser mantida em casa, com a pinça.

Rosman dá a dica, também, de nunca tirar a sobrancelha com cera. “Além de deixar o pelo mais fino, ela pode fazer com que a pele da pálpebra fique caída”, acredita, e completa a indicação: “Tire o mínimo possível de pelos, sempre deixando-os longos”. Quem tem a sobrancelha falhada precisa prestar o dobro de atenção, já que é preciso retirar menos pelos.

Se for tirar sozinha, preste atenção para acertar o formato e saber onde retirar: “O começo da sobrancelha vai do canto externo do nariz até o canto interno”, diz Rosman. Já para medir o fim, trace uma diagonal começando no nariz e passando pelo meio do olho.

Por fim, vale atentar para os erros mais comuns na hora de fazer a sobrancelha: tirar todos os dias um pelo que às vezes ainda nem nasceu – o que o especialista chama de “toc da sobrancelha” – e tirar o último fio – “que é o fio que alonga” –, achando que ele está em excesso.

Cinco dicas para acertar no formato da sobrancelha

- Leve em conta o formato natural de sua sobrancelha; tentar sair muito dele fará tudo ficar mais artificial.

- Pense também em como a sobrancelha “conversa” com seu rosto; analise se seus olhos são juntos ou separados, se sua testa é mais larga etc.

- Trace linhas imaginárias do nariz ao canto interno da sobrancelha e, em diagonal, até o canto externo, para saber o quanto arqueá-la.

- Não tire a sobrancelha com cera: além de ela permitir pouca precisão, os pelos ficam finos com o tempo.

- Quando estiver tirando os pelos em excesso, deixe sempre o último, mais longo, que será responsável pelo comprimento de sua sobrancelha.

veja também