Aprenda a decifrar os símbolos das etiquetas de roupa

Aprenda a decifrar os símbolos das etiquetas de roupa

Atualizado: Segunda-feira, 21 Março de 2011 as 10:12

Se na hora de lavar a roupa, você coloca todas as peças na máquina e torce para que tudo acabe bem, saiba que elas correm um sério risco. Nem mesmo os melhores tecidos ou as peças mais caras estão imunes aos desgastes do tempo intensificados pela má conservação.

Sabe aqueles símbolos esquisitos e ignorados pela maioria que vêm nas etiquetas das roupas? Eles indicam o que pode ou não ser feito com os produtos têxteis. Desde a intensidade da lavagem, até a temperatura na hora de passar devem ser ajustados.

Isso porque cada tipo de tecido requer cuidados específicos. As instruções para a manutenção das peças estão sempre presentes nas etiquetas e é importante observá-los e entendê-los para preservar melhor as roupas.

Fiscalização

As etiquetas são itens obrigatórios pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e devem conter os dados do fabricante, CNPJ, país de origem, tipo do tecido, tamanho da peça e os símbolos de conservação da roupa.

Estes símbolos são padronizados pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) e devem ser respeitados por todas as indústrias têxteis. Eles estão divididos em categorias: processo de lavagem, cuidados referentes ao alvejamento, secagem, processo de passadoria e limpeza profissional. Cada "família" tem um símbolo próprio, com abreviação e os cuidados específicos.

Por exemplo, o processo de lavagem sempre é representado por uma espécie de recipiente com líquido. Os números dentro desse símbolo indicam a temperatura da água em que a peça deve ser lavada.

O R7 traz uma tabelo com os significados dos principais ícones para que você não se perca na hora de decifrá-los. Confira a tabela abaixo e tenha sempre em mãos para dar às suas roupas os cuidados corretos.

Etiqueta Fácil

Lavar

Lavagem suave.

Número indica temperatura máxima da água.

Lavagem normal.

Lavegem extra suave.

Lavar à mão.

Não lavar com água.

Lavar na lavanderia

Limpar a seco; letra indica solvente.

Não limpar a seco.

Alvejar

Pode usar alvejante.

Pode usar alvejante à base de cloro.

Não usar alvejante.

Secar

Pode secar na máquina com tambor.

Pode usar alvejante à base de cloro.

Secar na máquina em temperatura normal.

Secar na máquina em temperatura baixa.

Não secar em máquina com tambor.

Pode torcer e secar no varal.

Secar na horizontal.

Secar à sombra.

Passar

Pode passar a ferro até 110°C.

Pode passar a ferro até 150°C.

Pode passar a ferro até 200°C.

Não pode passar.

veja também