Aprenda a fazer esfoliantes caseiros para cuidar da pele

Esfoliantes caseiros para cuidar da pele

Atualizado: Sexta-feira, 18 Outubro de 2013 as 11:43

A pele exige cuidado especial em qualquer estação do ano. Uma pele suave e bem hidratada não exige muito trabalho. Os esfoliantes  é um desses procedimentos, pois promove renovação ao eliminar as células mortas, facilitando a absorção de nutrientes importantes para a manutenção da aparência.

Com alguns ingredientes que possui em casa, a técnica pode ser feita em qualquer tipo de pele, desde que ela esteja saudável. “Para quem tem problemas com manchas ou acne não é indicado aplicar nenhuma receita sem antes consultar o especialista, pois pode atrapalhar”, explica Cátia Sena, esteticista da Serafina Estética Especializada, de São Paulo. 
 
Após o cuidado, é indicado aplicar hidratante e filtro solar para manter a pele nutrida e protegida. Confira as receitas.
 
esfolianteEsfoliante de açúcar e mel
 
Ingredientes
2 colheres (de sopa) de açúcar refinado
2 colheres (de sopa) de mel
Leite
 
Modo de fazer
Pingue duas gotas de leite no açúcar e esfolie o rosto com movimentos ascendentes por, aproximadamente, cinco minutos. Enxágue a área com água gelada. Depois, acrescente o mel ao açúcar, esfoliando por mais um minuto. Enxágue novamente. Devido ao tamanho dos grânulos de açúcar, a esfoliação promovida pela receita é leve e não agride a pele, por isso pode ser repetida duas vezes por semana.
 
Esfoliante de azeite e sal
Ingredientes
1 colher (de sopa) de açúcar
2 colheres (de sopa) de sal
3 colheres (de sopa) de azeite
3 gotas de sabonete líquido
 
Modo de fazer
Misture tudo num recipiente e, em seguida, aplique na face com movimentos suaves. Espalhe a mistura sobre a pele e, logo depois, enxágue com água gelada para fechar os poros. Finalize com a aplicação de um creme nutritivo. Dê um intervalo mínimo de cinco dias para repetir o procedimento. Ideal para pessoas com peles secas, normais ou mistas, a mistura estabiliza o pH.
 
Esfoliante de fubá
 
Ingredientes
1 colher (de sopa) de mel
2 colheres (de sopa) de açúcar
2 colheres (de sopa) de fubá
 
Modo de fazer
Misture bem o açúcar e o fubá, espalhe no rosto e deixe agir por cerca de três minutos. Retire a pasta com água gelada e, em seguida aplique o mel sobre a pele, deixando por mais três minutos. Enxágue e aplique um creme.
 
Além do efeito abrasivo promovido pelo fubá, o mel age como um hidratante e deixa a pele mais macia após o procedimento, além de recuperá-la da agressão.
 
Esfoliante de açúcar mascavo
 
Ingredientes
3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo
Óleo de amêndoas
 
Modo de fazer
Durante o banho, misture o açúcar ao óleo de amêndoas e aplique no corpo todo, massageando-o suavemente. Depois, lave com água morna ou fria para fechar os poros. O açúcar mascavo tem efeito abrasivo e potencializa a remoção de impurezas e células mortas.
 
 
 
Com informações de: Terra

veja também