Através da ginástica facial é possível ter um rosto harmônico, descontraído e com os músculos tonificados

Ginástica Facial é ótima aliada para manter a juventude

Atualizado: Terça-feira, 17 Janeiro de 2012 as 3:43

As tensões do dia-a-dia vão marcando, silenciosa e implacavelmente, a pele da face, aprofundando sulcos, aumentando rugas e deixando o rosto flácido. A busca por técnicas para melhorar a aparência tem sido comum entre homens e mulheres, e ter boa aparência não requer beleza e também não é privilégio dos jovens. Através da ginástica facial é possível ter um rosto harmônico, descontraído e com os músculos tonificados.
 
A fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha, proprietária do Espaço Equilíbrio, em Belo Horizonte (MG), aplica a ginástica facial reforçando a ideia de que os músculos do rosto, pescoço e colo também precisam de atividade física como o restante do corpo para continuarem firmes e com aspecto jovem. “Rejuvenescer é uma proposta aberta a qualquer pessoa que esteja disposta a investir entre 15 e 20 minutos por dia nesses exercícios faciais. É uma boa técnica para combater, com vigor, as marcas do tempo, deixando os praticantes saudáveis, bonitos, jovens e com a expressão mais suave”, explica Tatiana.
 
A ginástica facial atua como alternativa nos tratamentos para evitar a flacidez e as rugas causadas pelos movimentos involuntários que fazemos no dia-a-dia. Pessoas de todas as idades podem fazer ginástica facial. A fisioterapeuta alerta que quanto mais cedo começar a praticar, mais preventivo será o resultado. Segundo Tatiana, essa ginástica relaxa a face, retira a tensão, elimina toxinas, suaviza e elimina marcas de expressão, fortalece a musculatura, aumenta o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno, que sustenta a pele. “Em caso de cirurgia plástica, a ginástica facial serve como manutenção e prevenção, para que não ocorra novamente flacidez”, destaca Tatiana.
 
De acordo com a fisioterapeuta, os primeiros resultados são alcançados em apenas um mês, desde que os exercícios sejam praticados diária e corretamente. A orientação de um profissional qualificado é essencial, pois é necessário avaliar a flacidez da pele, as medidas do rosto, as características individuais e também para evitar o resultado contrário, causando a formação de linhas de expressão.
 
“Os fatores envelhecedores como sol, estresse, má qualidade de vida e alimentação desequilibrada também devem ser evitados para que o tratamento seja mais eficaz. Quem fuma, consome bebida alcoólica e se alimenta mal, verá os resultados de forma mais lenta. Outro fator importante é evitar os movimentos de estresse, ou substituí-los por movimentos leves e suaves”, completa Tatiana.

veja também