Cirurgia plástica no verão é permitida?

Cirurgia plástica no verão é permitida?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Boa notícia: é sim possível realizar a maioria dos procedimentos cirúrgicos no verão, desde que se tomem cuidados com o excesso de sol e viagens longas de carro após o período pós-cirúrgico. Quem quer se preparar para aproveitar a estação mais aguardada do ano com o corpo em dia, entretanto, deve estar atento ao período mínimo para que o corpo desinche e se livre das manchinhas roxas

Há quem acredite que não é bom realizar uma cirurgia plástica no verão. Porém, tal época do ano não é um problema quando se tomam alguns cuidados para que os resultados não sejam comprometidos. "Antigamente, os pacientes só operavam no inverno, porque não corriam o risco de tomar sol nas cicatrizes e porque o frio reduz os edemas. Porém, com o clima adverso que temos hoje, faz frio no verão e calor no inverno, então não podemos mais prever em que época é melhor realizar um procedimento cirúrgico, com exceção dos peelings faciais", diz o cirurgião plástico Alexandre Piassi Passos.

Para ele, tomando os devidos cuidados, é perfeitamente possível passar por uma cirurgia ou lipoaspiração em qualquer período do ano. "O paciente deve ser orientado de que não é possível expor-se ao sol diretamente por 30 dias em nenhuma circunstância. Isso porque as cicatrizes podem escurecer e as equimoses - aquelas manchas roxas da lipoaspiração ou da própria cirurgia - ficarão com aspecto de tatuagem com a ação do sol", alerta.

Dr. Passos explica que isto acontece porque o ferro presente no sangue concentra-se na equimose e, com a ação do sol, marca a pele, realmente fixando-se como uma tatuagem. "Quem toma muito sol após a cirurgia também sentirá maior inchaço e latejamento, tudo devido à ação da vasodilatação", comenta.

Por isso, sol moderado é aconselhável apenas 30 dias após a cirurgia. "Brincamos com os pacientes que se eles quiserem 'largatixar' ao sol, que o façam somente após três meses, quando as cicatrizes já não correrão mais nenhum risco".

Viagens: tudo bem depois de alguns dias

Em relação às viagens, tudo vai depender do meio de transporte utilizado. "Se o paciente for viajar de avião e o trajeto for de poucas horas, ele poderá fazê-lo em três ou quatro dias sem qualquer problema. A pressurização não causa nenhum dano à saúde. Já as viagens de carro só são aconselhadas após 15 dias, em média. É preciso cuidar dos pontos, para uma boa cicatrização", fala Passos.

Com pequenos cuidados, quem realizar cirurgias plásticas até o final de novembro estará pronto para o verão. "Em média, uma lipoaspiração leva 30 dias para desinchar quase totalmente. Se o intuito for passar as férias de janeiro na praia, ainda dá tempo de eliminar aquela sobrinha indesejada. Mas atenção: faça tudo com cautela, porque melhor do que eliminar uma dobrinha é manter a saúde em dia", finaliza o cirurgião.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições