Como conservar seus calçados

Como conservar seus calçados

Atualizado: Sexta-feira, 6 Agosto de 2010 as 10:06

Assim como as roupas, eles também envelhecem. Após algum tempo de uso, a aparência e o conforto dos sapatos dependerão de como eles foram conservados. A escolha do sapato na hora da compra também determina a durabilidade. Um sapato apertado demais será gasto mais depressa, por causa da pressão que o material vai sofrer no ponto em que dói. Por outro lado, um sapato bem limpo, consertado ao primeiro sinal de estrago e conservado com produtos adequados, terá maior vida útil. Aprenda a deixar seus sapatos bonitos e conservados por muito mais tempo.

9 tipos de material e como cuidar de cada um

Couro

Para evitar que o material resseque e ganhe rachaduras, aplique pomada ou graxa da mesma cor do sapato. Produtos impermeabilizantes também ajudam a conservar, evitando que o calçado absorva água e manche. Antes da aplicação, limpe-o com uma flanela.

Camurça

Aplique um impermeabilizante para prevenir a entrada de água e o aparecimento de manchas. Se molhar, coloque papel amassado por dentro, para tirar a umidade e evitar a deformação do modelo. Deixe secar à sombra e, depois, escove.

Crocodilo e cobra

Passe uma flanela seca para retirar o pó que se acumula na textura. Para evitar o ressecamento, aplique graxa regularmente.

Verniz

Nunca use uma escova para retirar manchas e sujeiras, porque ela pode riscar o material. O ideal é usar um pano úmido. Para dar brilho e disfarçar riscos, passe uma pomada neutra. Retire o excesso com um pano seco.

Plástico

Como esse material não deixa o pé respirar, é preciso lavar os calçados com frequência. Use sabão de coco e água morna ou gelada.

Sintéticos

Use um produto específico (chamado limpador de sintéticos) até remover toda a sujeira. Depois, para aumentar o brilho, aplique lustro à base de silicone.

Sapatos de tela (tênis e mocassins)

Lave e deixe secar. Depois, aplique protetor especial de tecidos e deixe secar bem, para evitar manchas.

Lona

Limpe com uma escova de dentes e xampu de carpete. Esfregue até criar espuma. Retire o excesso com pano úmido. Deixe secar e escove.

Pelica

Passe uma fina camada de lustra-móveis com uma escova de cerdas macias.

Calçado de cara nova

Com capricho e tinta de calçados, é possível ganhar calçados novos Limpe o sapato com uma esponja seca grossa, para retirar sujeira, pó e restos de gordura. Passe a tinta com cuidado, procurando cobrir a peça com uma camada fina. Deixe secar e retoque onde for preciso. Seque novamente e, em seguida, passe graxa na cor nova e lustre bem. Dê brilho com uma meia de náilon ou pano de seda.

Dicas de conservação

Solado

Aplique óleo de linhaça antes de usar os sapatos pela primeira vez. Eles ficarão bem mais resistentes.

Manchas

Esfregue o local com miolo de pão. Manchas de gordura podem ser removidas se você passar uma solução de 4 cols. (sopa) de álcool e 1 col. (sopa) de sal. Para remover manchas em sapatos de tons claros, passe sobre elas casca de batata ou leite.

Botas

Guarde-as com o cano cheio de jornal amassado.

Couro duro

Faça uma mistura com 1 col. (sopa) de bicarbonato de sódio, 100 ml de água e 1 col. (sopa) de sal. Passe sempre no lado do avesso, para amaciar.

Mofo

Aplique vaselina em toda a superfície. Deixe secar de um dia para o outro.

Mau cheiro

Espalhe bastante bicarbonato de sódio no interior do calçado. No dia seguinte, remova o excesso.

Brilho

Esfregue casca de laranja para recuperar o brilho de sapatos de couro.

A chuva te pegou de surpresa?

. Seque os sapatos sempre à sombra.

. Encha os calçados com pedaços de jornal amassados, para absorver o excesso de umidade e impedir que deformem.

. Se seus sapatos mancharam com a água, espere que eles sequem e esfregue vigorosamente uma flanela. Em seguida, aplique graxa incolor e dê uma lustrada.

. Camurças não devem ser esfregadas enquanto molhadas. Deixe secar e só então escove.

Você sabia?

. Seja qual for o tipo de calçado, inclusive os tênis, nunca mergulhe-os na água nem coloque-os na máquina de lavar. Alguns levam papelão no interior, e a água acaba deformando e provocando danos irreversíveis no produto.

. Sapatos de couro podem apresentar pequenos arranhões e diferenças na tonalidade. Essas são características naturais do material.

. O hábito de guardar os sapatos sempre em caixas de papel, saquinhos de tecido ou embalagens de TNT evita que eles risquem e acumulem poeira. Mas o ideal é que eles tenham furos, para dar ventilação.

veja também