Como evitar linhas de expressão precoces

Como evitar linhas de expressão precoces

Atualizado: Sexta-feira, 16 Setembro de 2011 as 11:07

Na busca pela eterna juventude até as pessoas de pouca idade estão na disputa. Pequenas linhas ao redor dos olhos, sulcos na testa e ao redor da boca, enfim, as chamadas linhas de expressão, resultado de movimentos faciais repetidos, começam a aparecer por volta dos 25 anos e, como sempre, vêm acompanhadas de alterações na textura e na hidratação da pele, além de anunciarem a chegada das temidas rugas.

Quando se dão conta do aparecimento das linhas de expressão, muitas mulheres se desesperam e entram numa louca corrida contra o tempo. Mas será que o indicado é utilizar creme antirrugas?

Segundo a dermatologista Renata Oshiro, o creme antirrugas pode sim ser recomendado a mulheres com idade inferior aos 25 anos, mas é preciso tomar cuidado, uma vez que a pele jovem tem uma tendência maior à oleosidade e pode reagir com o surgimento de acne.

A dermatologista explica que o aparecimento das linhas de expressão depende muito do fototipo (cor da pele) das pessoas. "É muito mais precoce nas pacientes claras e principalmente as de olhos claros, mas o breve aparecimento das linhas também está intimamente ligado à maneira pela qual a paciente se expressa", explica Renata.

Para evitar as linhas de expressão, a médica orienta a tomar cuidado com a exposição solar e indica o uso de chapéu, filtro solar e óculos escuros. "É importante, também, manter a região hidratada, já que o ressecamento da pele a deixa sem 'turgor' e, portanto mais suscetível às rugas", alerta Renata.

Para ela, a correção de distúrbios de acuidade visual, como a miopia, também é uma maneira de evitar os "pés de galinha", pois a paciente acaba contraindo os músculos da região dos olhos para enxergar melhor e, por consequência, a contração repetida leva à formação de rugas.

Existem cremes específicos para a região dos olhos à base de vitaminas, tensores e componentes hidratantes que podem retardar o aparecimento de linhas de expressão.

A dermatologista lembra que a linha de expressão deve aparecer apenas quando a pessoa contrai a musculatura, ou seja, quando se expressa. Se a linha aparecer estaticamente na pele, independente do movimento, é porque ela já se tornou uma ruga.

Agora, se você detectou a existência da ruga, não se desespere, existem maneiras de suavizá-la, deixando-a mais discreta. Há dois tipos de rugas: a dinâmica e a estática.

A dinâmica, comum na região periorbital (pés de galinha), frontal (testa) e perioral (perto da boca), é causada pela contração muscular. Com o passar do tempo, as lesões dinâmicas tornam-se mais profundas e permanecem visíveis mesmo em repouso, dando origem à ruga estática.

Para tratá-las, a dermatologista indica a aplicação de toxina botulínica, que age relaxando o grupo muscular que formou a ruga e com o passar do tempo acaba suavizando a mesma. "O uso de creme à base de tensora, hidratantes e antioxidantes também ajudam a amenizar a aparência da ruga", menciona Renata.

Renata Oshiro conta que tem recebido cada vez mais jovens preocupadas com os sinais de idade, assim a paciente começa o tratamento antes de ter as marcas e submete-se a procedimentos menos invasivos.

veja também