Não dá para negar que bate um certo pânico no final da temporada de férias de verão. Por conta da maior exposição ao sol, ao sal da água do mar e aos produtos usados para a manutenção de piscinas, é difícil evitar que os cabelos fiquem mais secos e quebradiços.
É a hora dos consultórios de dermatologia e os salões de beleza ouvirem as queixas das famigeradas pontas duplas e, no caso de quem tem química no cabelo, dos fios mais porosos.
Somado a esses fatores, há também um período de queda sazonal nesta época do ano, conforme explica a dermatologista Flávia Lamb ao site Donna.
“Os pacientes se queixam muito da perda de volume no verão, mas é uma queda temporária que também ocorre no outono”, explica Flávia, que também aponta para os cuidados com hidratação e alimentação.
Para a cabeleireira Fernanda Borges, da rede de salões Hugo Beauty, quem não cuidou previamente não precisa ter sobressaltos: além das boas opções de produtos e tratamentos no mercado, ela indica o corte bordado, técnica que elimina as pontas duplas e ajuda a diminuir o frizz.
Veja as dicas das profissionais para criar uma operação de salvamento e manutenção dos cabelos.
Dicas:
- Flávia recomenda só expor-se ao sol com uso de bonés ou chapéus para não queimar o couro cabeludo. Quanto aos produtos específicos com proteção solar (na forma tanto de leave-ins quanto espuma ou óleo), a dermatologista orienta que o ideal é a aplicação ocorrer 30min antes de sair de casa. Fernanda lembra que as melhores marcas de cosméticos contam, inclusive, com linhas específicas de verão.
- Como a temporada ainda segue algumas semanas (há quem diga que a Páscoa é o último feriadão dos apaixonados por praia e piscina do Sul), vale uma atenção: sempre que mergulhar, procure uma ducha para eliminar o sal ou os produtos químicos da piscina e reaplicar os produtos.
- Tanto Flávia quanto Fernanda lembram sobre os danos por secadores e chapinhas. Se não puder diminuir o uso nesta fase de recuperação, deixe o secador uma média de 15 cm afastado do cabelo e aplique protetores térmicos no caso da chapinha.
- Ampolas de reparação são boas opções para esta fase de recuperação, e devem ser aplicadas semanalmente (no caso de cabelos com luzes ou crespos, é praticamente uma regra). Uma vez por mês, invista em uma hidratação mais forte.
- Inclua alimentos, ou faça reposição com um profissional, de alimentos com vitamina D, ferro, biotina e selênio, sugere a cabeleireira.
- Não tem como fugir, é preciso cortar as pontas duplas - uma medida, segundo Fernanda, que pode também integrar a lista de cuidados preventivos.
- Alerta para as atletas: a dermatologista lembra que praticantes de atividades ao ar livre por mais três de horas, como correr e velejar, devem tomar os cuidados com protetores o ano todo. O mesmo vale para quem pratica natação.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições