Faltam poucos dias para o fim do verão. A estação mais calorosa do ano tende a maltratar o corpo - isso quando não recebe o cuidado indicado. A hora certa de recuperar a beleza do corpo é agora.
Para saber como cuidar do corpo, dos pés à cabeça, confira as dicas.
Bronze garantido
Para garantir a cor do verão por mais tempo, é continuar usando o protetor solar. O fator de proteção solar mínimo recomendado é o 30 reaplicando a cada duas horas ou depois de nadar ou transpirar. Sempre que possível, intercale o banho de mar ou piscina com uma ducha de água doce para remover os resíduos de sal e cloro e deixar a proteção solar mais eficaz. Vale apostar nos suplementos ricos em nutrientes e vitaminas, que aumentam a resistência da pele, e incluir no cardápio alimentos com betacaroteno (cenoura, mamão, beterraba), que ativa a melanina, responsável por dar cor à pele. Por fim, no banho, use sabonete apenas nas regiões íntimas e axilas e, em seguida, não dispense o hidratante.
Pele macia
É comum no verão surgir bolinhas ou pequenas bolhas no tronco (brotoejas), pescoço, axilas e dobras onde há atrito. São causadas pela obstrução dos dutos por onde o suor é eliminado e geralmente coçam e ardem. Dê um tempo do sol e refresque o corpo - use roupas leves, fique em locais ventilados e tome banhos frios.“Não esfolie a pele e aplique compressas com toalha embebida em água termal ou chá de camomila gelado por dez minutos no local”, diz o dermatologista Alberto Cordeiro, de São Paulo.
Controle a oleosidade
Não há quem escape de ter pele oleosa no calor, já que as altas temperaturas ativam a produção de sebo. Some a isso a transpiração e o uso de filtro solar e voilà: poros obstruídos, proliferação de bactérias e acne.“Lavar o rosto várias vezes só piora a situação, pois as glândulas sebáceas passam a ter trabalho extra para compensar o ressecamento e a pele fica mais gordurosa”, diz o dermatologista Andre Borges Ferreira, de São Paulo. Escolha um sabonete facial, com agentes que eliminam as impurezas, e use-o duas vezes por dia. No outono, agende um peeling de cristal combinado com ácido glicólico ou salicílico.
Fim da vermelhidão
Se você vacilou e acabou torrando no sol, tome atitudes para acalmar e hidratar a pele, começando pelo banho, que deve ser curto e quase frio. Depois, use um hidratante em loção ou creme fluido, com agentes calmantes, como aloe vera, camomila e azuleno. Aposte também na água termal ou no soro fisiológico, ricos em minerais essenciais à saúde da pele. Borrife-os várias vezes por dia nas regiões sensibilizadas.
Fim das manchas
As marcas esbranquiçadas que surgem pelo corpo depois de alguns dias de sol nem sempre significam micose. Se elas descamam sutilmente, é mais provável que sejam pitiríase alba, resultado da desidratação cutânea (e diferente da pitiríase versicolor, essa, sim, provocada por fungo).O ideal é procurar o médico assim que possível. “Enquanto isso, evite o ressecamento: tome banhos mornos ou frios - e rápidos -, prefira sabonete neutro e use um hidratante corporal à base de ureia (desde que a pele não esteja sensibilizada pelo sol)”, diz Andre Borges.O verão também agrava os melasmas (manchas castanhas no rosto causadas por hormônios, medicamentos e genética). Nesse caso, a ingestão diária de um nutracêutico com antioxidantes e fotoimunoprotetores, como picnogel, licopeno e luteína, ajuda a fortalecer as defesas cutâneas e prevenir a piora das marcas. “O importante é fazer os tratamentos clareadores quando não for mais pegar sol”, diz Borges.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições