Poucos sabem, mas o couro cabeludo merece atenção e seus cuidados indicados. Além de previnir doenças, ajuda a dar brilho e saúde aos fios, segundo as dermatologista Amanda Gaspar, em entrevista à revista Walter’s Beauty, no Rio de Janeiro.
“Ele, junto com a pele, compõe o maior órgão do corpo humano, alguns sintomas como caspa, vermelhidão, coceira e queda de cabelo podem ser efeitos de doenças”, explica, lembrando que a carência de minerais e distúrbios metabólicos podem ser a causa dos problemas.

De acordo com a profissional, tanto o frio quanto o calor podem causar traumas, pois ressecam o fio e diminuem a camada natural de proteção. Deixar os fios molhados por muito tempo também não é recomendado, já que facilita o surgimento de infecção no couro cabeludo. É preciso ficar atento a alguns produtos químicos que podem causar lesão cuticular.
Por isto, ao lavar o cabelo, certifique-se de que os produtos usados foram enxaguados corretamente. Este cuidado evitará o acumulo de resíduos no couro cabeludo. Em cabelo oleoso, use xampu desengordurante, no seco utilize xampus mais cremosos e os normais precisam ser protegidos das agressões externas.
Veja as dicas para cuidar do couro cabeludo.
- Procure sempre lavar o couro cabeludo com água morna a fria, com temperatura por volta dos 22ºC
- Não durma com o cabelo molhado
- Use xampu para o seu tipo de cabelo e condicionador apenas nas pontas
- Não utilize produtos ou tome comprimidos sem a orientação médica
- Alimente-se de forma saudável, beba água e tente evitar o estresse
- Procure um dermatologista na primeira suspeita de qualquer tipo de doença do couro cabeludo
Com informações de: Terra