COnheças os tipos de lapelas para blazers e paletos

Lapelas para blazers e paletos

Atualizado: Sexta-feira, 5 Julho de 2013 as 10:19

Para alguns homens, usar paleto ou blazer somente em ocaisões especiais. Eventualmente, surge uma reunião de trabalha, o que será bem apresentavél usá-lo. Se for em último caso, o deve prestar atenção é no tipo de lapela que irá usar, que irá favorecer seu tipo físico e hamonizar o look.
 
Muitos não prestam atenção no tipo de lapela que estão usando, mas é um detalhe que diz muito a seu favor. 
 
Confira a seguir, os tipos de lapelas usadas em blazers e paletos.
 
Formatos
 
Lapela Notched ou Notch – Tem o recorte triangular e é mais discreta, o que a torna a lapela mais comum de se encontrar, estando presente em 90% dos ternos de abotoamento simples, seja com 1, 2 ou 3 botões. É a mais democrática e fica bem em qualquer um, em qualquer ocasião. Como chama menos atenção deixa espaço para uso de alguma outra peça ou acessório mais marcante.
 
Lapela Peaked ou Peak - clássica e imponente, é mais pontuda e chamativa, ficando bem em ternos de abotoamento duplo, entretanto os risca de giz de abotoamento simples ganham um charme a mais com ela. Gordinhos podem se beneficiar com esta lapela graças a seu formato que chama atenção para o rosto e ombros. Adequada para qualquer ambiente e evento, principalmente se você quiser atrair olhares.
 
Lapela Shawl ou Xale  – seu formato arredondado vai bem com smokings, mas, eventualmente, pode aparecer em blazers próprios para serem usados em baladas e festas. Se você tem o rosto muito redondo tente evitá-la pois ela acentua este tipo de traço facial. Mais indicada para eventos extremamente formais, casamentos e premiações por ser o típico traje de gala.
 Lapelas para blazers e paletos
Comprimento
 
Alongada  – encontrada em paletós com apenas um ou dois botões, tem a qualidade de alongar a silhueta dos magros, mas prejudica os gordinhos, formando uma seta direto para a barriga.
 
Alta ou fechada – mantém o foco no rosto do usuário, boa para quem quer tirar a atenção da barriga protuberante. Encontrada em paletós com mais de 3 botões, entretanto alguns blazers com 2 também possam apresentar este tamanho de lapela devido ao posicionamento dos botões, um pouco mais acima do normal.
 
Estreita – fica muito bem em ternos slim fit, mas pede gravatas na mesma espessura para harmonizar todo o traje. Pessoas com ombros muito largos nem sempre são favorecidos por este tipo.
 
Largas – são encontradas em ternos com corte mais conservador ou blazers que tem a intenção de ter aparência  propositalmente vintage. Quem tem tórax pequeno ou ombros estreitos pode ficar desproporcional se a lapela for muito larga.
 
 
Com informações de: Canal Masculino

veja também