Cosméticos de café levam brasileira a prêmio da ONU

Cosméticos de café levam brasileira a prêmio da ONU

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Uma mineira da cidade de Três Pontas, no Sul de Minas, está entre as dez finalistas do Empretc, um prêmio oferecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) a mulheres empreendedoras. Vanessa de Figueiredo Vilela Araújo desenvolveu uma linha inteira de cosméticos à base de café, e concorre ao prêmio ao lado de outras 32 mulheres de países em desenvolvimento.

Vanessa, que se formou em farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), começou a se dedicar ao seu sonho ainda na faculdade.

- Eu queria algo que fosse meu, que me desse prazer em trabalhar e também retorno. Apostei no café por ser um produto abundante na minha região. Cresci em uma família em que todos trabalhavam com café e também tinha vontade utilizar o produto como matéria-prima. Aí, veio a ideia de criar algum cosmético à base de café.

Ela lembra que levou três anos pesquisando até desenvolver a sua fórmula, e optou pelos grãos do café verde, que, além de ser um produto que tinha em abundância a seu dispor, continha também substâncias interessantes.

- O café é um antioxidante benéfico à saúde e à pele. Eu inovei utilizando este poder do grão em produtos cosméticos e ao ter uma linha com produtos padronizados. Chega de sofrer tanto para produzir e vender somente os grãos, que não têm tanto valor de mercado. Precisamos investir em novas formas de agregar valor ao produto.

A linha que desenvolveu tem hoje 33 itens, entre óleos e cremes para o corpo, perfumes e até sabonetes em barra com cheiro do café verde, maduro e torrado.

Vanessa já conseguiu emplacar vendas de sua linha de cosméticos em países como Holanda e Portugal, além do Brasil, e agora se aventura também pelo Oriente Médio. Ela conta que também está estreitando os contatos com países da América Latina e da África, como Nigéria e Costa do Marfim, e ainda está penetrando nos Estados Unidos.

A empresa, Kapeh, tem oito funcionários diretos e a produção terceirizada chega a ter mais de 50 pessoas envolvidas. O faturamento anual está em torno de R$ 340 mil.

Animada, Vanessa sonha vencer também a etapa final do concurso e trazer o prêmio para o Brasil. A divulgação da vencedora e a entrega do prêmio acontecerão entre os dias 26 e 30 de abril, em Genebra, na Suíça.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições