CrossFit: celebridades aderem ao treinamento

CrossFit: celebridades aderem ao treinamento

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Um mix de exercícios que tonificam o corpo e trabalham todas as capacidades físicas: o CrossFit fez a cabeça de celebridades como Madonna e Gwyneth Paltrow e se tornou um hit – foi celebrada pela Vogue Italia por "explorar os benefícios de várias atividades sem perder a diversão".

Certamente o CrossFit está longe de ser monótono. "O treino é diferente, com desafios, e os resultados são rápidos. É o fitness encarado como esporte", explica o professor de Educação Física Tiago Heck, da CrossFit Brasil. "O treinamento usa como base ginástica olímpica, levantamento de peso e exercícios de alta intensidade", diz.

Os exercícios desenvolvem o corpo inteiro: "o CrossFit trabalha e equaliza todas as capacidades físicas, como velocidade, força, potência, agilidade, equilíbrio". A ideia é estar preparado para qualquer atividade cotidiana que exija preparo físico. Pudera: são exercícios semelhantes aos usados em treinamentos de policiais e forças especiais.

Exercícios 'secam' gordura

O professor garante que o treinamento, além de melhorar o condicionamento do corpo, é fantástico para queimar gordura -um dos motivos do interesse das mulheres na modalidade. "Os resultados são práticos: queima bastante caloria, define o corpo, aumenta a massa muscular de forma equilibrada. Mas o CrossFit é escolhido mais pelo perfil de gostar de desafios".

A rotina de exercícios

No treino, são priorizados aquecimento e técnica. Há o WOD (workout of the day – treino do dia), que são as séries de exercícios. São utilizados desde levantamento de peso, agachamentos e flexões a exercícios de ginástica, como barra, argola, aliados a corda, abdominais e exercícios de postura.

Tiago destaca a superação dos limites pessoais como um dos fatores instigantes para os exercícios. Segundo ele, idade nem sedentarismo é impedimento para começar. "O CrossFit é intenso para a pessoa, de acordo com os seus limites. Nem todas fazem na mesma intensidade." Os treinos são adaptados para cada pessoa.

No Brasil, porém, a modalidade não é tão conhecida, enquanto nos Estados Unidos e em países da Europa é bem mais comum encontrar adeptos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições