Cuidados com o cabelo

Cuidados com o cabelo

Atualizado: Quarta-feira, 30 Abril de 2008 as 12

Pentear, cortar, pintar. Vira e mexe bate aquela vontade de mudar de visual e a tintura é uma das artimanhas mais usadas pelas mulheres. Mas nada de virar camaleão e inventar uma cor nova a cada mês! Os cabelos quimicamente tratados precisam de cuidados especiais para que não fiquem ressecados e sem brilho.

A dermatologista Lúcia Helena Savaro de Arruda conta que, assim como a unha, o fio do cabelo não tem vida. "Por isso mesmo que, quando cortamos, não sentimos dor", lembra. Depois que o fio nasce, sofre com as ações do meio ambiente, como sol, vento e poluição, além dos processos químicos com tinturas e alisamento, sem falar no uso de secador, chapinha e água quente.

Muitas agressões = fios quebrados

Com todas as agressões que os cabelos sofrem, com o tempo, é comum que fiquem sem brilho e quebradiços, principalmente nas pontas, que são fios mais velhos. "Os cabelos enfraquecidos se partem, formando as pontas duplas", explica Lúcia. Nesse caso, a solução pode estar na tesoura, para remover as partes danificadas.

A tintura, isoladamente, não é uma vilã, principalmente se for aplicada de maneira correta e, de preferência, por um profissional. "Eles sabem como preparar a tinta e o quanto tempo devem deixar agir nos fios", aconselha a dermatologista. Prefira as versões sem amônia, pois são menos agressivas.

Evite a dobradinha "tintura + alisamento", para não danificar ainda mais os cabelos, principalmente se forem realizados no mesmo dia ou com pouco intervalo entre uma química e outra.

Proteja os fios

Sol, mar e piscina são agressores dos fios no verão. Proteger as madeixas com produtos específicos, nessa época, é importante para manter a saúde dos cabelos. "Os fios compridos devem ser presos e protegidos com um boné ou chapéu. Também é aconselhado o uso de produtos com filtro solar, do tipo sem enxágüe (leave-in)", orienta Lúcia.

Envolver as madeixas com cremes que formem uma película em torno dos fios, como é o caso dos que contêm silicone - que fecham as escamas das hastes do pêlo, deixando o cabelo mais maleável, mais macio ao toque -, ajuda a mantê-los mais protegidos até a próxima lavagem.

Para manter os cabelos mais saudáveis, siga algumas dicas:

Use bons xampus e condicionadores; Prefira pentes largos na hora de desembaraçar; Faça hidratação semanalmente, em casa e, se possível, uma vez por mês nos salões; Evite o uso de secador com freqüência, principalmente com temperaturas muito altas; Evite o uso da chapinha.  

Postado por: Claudia Moraes

veja também