Cuidados diários com os cabelos

Cuidados diários com os cabelos

Atualizado: Sexta-feira, 2 Dezembro de 2011 as 8:11

Ter um profissional de confiança, fazer bons tratamentos no salão e manter o corte em dia são essenciais para desfilar com aquele cabelo digno de capa de revista. Entretanto, não são os únicos cuidados imprescindíveis. No dia a dia também é importantíssimo que a mulher faça a sua parte. A dermatologista Gisele Barbosa, da Faculdade de Medicina da USP, lista e desvenda as dez grandes dúvidas sobre a rotina capilar.  

1. Escovas e pentes devem se manter bem higienizados? “Você precisa limpar seus pentes e escovas de cabelo, pois com o tempo elas acumulam sujeiras entre suas cerdas, como poeira do ambiente e fios de cabelos que ficam presos, o que pode atrapalhar no penteado em vez de ajudar”, diz. 

Com isso, lave as escovas e os pentes com sabão neutro e água corrente, esfregando a base onde se inserem as cerdas. “Como muitas vezes a sujeira continua lá, coloque os utensílios de molho em uma bacia com água e 30g de bicarbonato por 30 minutos. Enxague-os e deixe secar”, completa Gisele. 

2. Usar o leave-in é indicado? O leave-in pode ser usado para todos os tipos de cabelos e é um produto oferecido com diferentes funções: hidratação, brilho, antifrizz, "fechar" as cutículas, proteção (contra o calor, sol, água do mar, cloro da piscina), definição de cachos, regulador de volume e preservação da coloração. 

“Escolha um adequado ao seu cabelo e para o tipo de proteção desejada. Compre um de qualidade para que não deixe os fios pesados ou com aparência de sujo. Passe apenas nas pontinhas ou também ao longo dos fios. Assim como o condicionador do banho, nunca passe no couro cabeludo”, comenta Gisele. 

3. Como usar secador e da chapinha sem danificar os fios? Prefira sempre lavar o cabelo horas antes de dormir, para que dê tempo dele secar naturalmente. Evite uso de secador de cabelo, mas se for necessário, aplique um produto com protetor térmico antes. Mantê-lo à distância de uns 15 centímetros dos fios também evita que o couro cabeludo fique machucado ou irritado. 

Para o caso da chapinha e do babyliss, a recomendação é semelhante: uso de cremes com protetores térmicos. “Mas como acarreta maior ressecamento e fios mais quebradiços, use esses aparelhos com moderação: no máximo três vezes por semana”, ensina a médica. 

4. Como proteger os fios do sol? O uso de produtos com filtro solar específicos para cabelo, que aderem ao fio e não saem na água, são essenciais para evitar as agressões dos raios ultravioletas principalmente no verão. 

Lembre-se, porém, que não adianta aplicar apenas xampu e condicionador com proteção. “Esses produtos são de enxágue e vão literalmente para o ralo. Por isso, o produto mais indicado é um leave-in, que é sem enxágüe”, fala. 

5. Como tingir e tratar os fios? “A principal dica para o dia a dia é usar cosméticos capilares específicos para esses fios com química. Desde xampus e condicionadores até leave-in, cremes e máscaras de hidratação”, comenta Gisele. Não deixe também de usar o protetor solar para evitar que a cor desbote. 

6. Devo usar água fria?  O efeito da água quente no nosso couro cabeludo é péssimo. “Ocorre estimulação das glândulas produtoras de sebo e piora a oleosidade e a dermatite seborréica, aumentando a descamação do couro cabeludo e aparecendo ou piorando a indesejável caspa”, diz a dermatologista. Portanto, a dica é usar água fria para lavar os cabelos, especialmente no verão.

7. Dormir com as madeixas molhadas faz mal? Sempre procure lavar o cabelo horas antes de dormir para dar tempo de ele secar naturalmente. “Mas se precisar lavar logo antes de deitar, seque o cabelo. Não tenha preguiça. Caso contrário, você pode danificar e quebrar os fios. O mais preocupante é que o couro cabeludo vai ficar abafado e com muita umidade, isto é, tudo o que microorganismos como os fungos adoram”, explica Gisele.

8. Deve-se lavar o cabelo todos os dias? Primeiramente, esqueça aquele mito que diz que lavar o cabelo todos os dias faz o cabelo cair. Lave diariamente ou no mínimo uma vez a cada dois dias. Principalmente se o seu cabelo é oleoso, lave diariamente, com água morna para fria para que não acumule e piore ainda mais a oleosidade e possível dermatite seborréica (caspa) no seu couro cabeludo”, diz. Não deixe de aplicar o condicionar mesmo que seus fios sejam finos ou oleosos. “Use sempre nas pontas e no comprimento, nunca na raiz; Os xampus abrem as cutículas dos fios e os condicionadores as fecham”, diz Gisele. 

9. Não se devem pentear os fios no banho? “Ao sair do banho, enxugue os fios colocando-os contra a toalha, sem usar força. Apenas dê leves batidinhas para tirar o excesso de umidade. Compre em um pente largo de madeira e com a ajuda de um fluído desembaraçador, comece aplicando nas pontas dos fios e depois ao longo do fio. Não use a escova no início dessa tarefa, pois ainda está muito embaraçado o cabelo e ela irá quebrar muitos fios. Nunca, nunca mesmo, torça o cabelo como se ele fosse uma camisa encharcada. Se fizer isso, você irá puxar os fios, quebrá-los e até favorecer uma queda precoce”, comenta. 

10. Alimentação balanceada é fundamental? “Uma alimentação saudável é imprescindível para ter matéria prima para o seu corpo produzir cabelo de qualidade. Não adianta ficar sem ingerir nutrientes e depois ficar passando creme achando que isso resolverá o problema”, garante a expert.

veja também