Depilação: o método ideal para você

Depilação: o método ideal para você

Atualizado: Quarta-feira, 20 Outubro de 2010 as 10:58

Lâminas: o método ideal para você?

Confira os prós e contras de cada tipo de depilação e os truques para driblar a dor e o encravamento

Além de barato, raspar os pelos no chuveiro é muito prático - especialmente para as mulheres que não podem ou não querem esperar pelo crescimento deles.

Vantagens

É indolor! Mas exige cuidado para você não cortar a pele com a lâmina e sair do chuveiro sangrando. Não requer muito investimento. Apesar disso, os dermatologistas lembram que o aparelho deve ser trocado a cada três depilações e descartado se enferrujar. Você pode raspar os pelos em qualquer lugar: em casa, na academia, durante uma viagem... É o verdadeiro quebra-galho!

Desvantagens

O pelo cresce rápido. Em um ou dois dias, já está despontando. Algumas mulheres podem ter alergia. Vale procurar outra técnica. O encravamento é comum e ainda podem aparecer bolinhas parecidas com espinhas. Uma saída é usar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos. Isso diminui a irritação, mas o crescimento é mais rápido. A espessura dos pelos é geneticamente determinada e a lâmina não os engrossa. Mesmo assim, ela corta apenas a ponta do fio, a área mais fina. Portanto, sem essa parte, temos a impressão de que o pelo ficou áspero e grosso.

Para melhorar o resultado

Troque a espuma do sabonete pelo condicionador de cabelo. Ele age como lubrificante, pois forma uma película que ajuda no deslizamento e facilita a retirada dos pelos.

Cremes depilatórios: o método ideal para você?

Confira os prós e contras de cada tipo de depilação e os truques para driblar a dor e o encravamento

Acredite se quiser: o princípio ativo deles é o mesmo dos alisamentos de cabelo. O tioglicolato da fórmula, uma substância química, quebra a estrutura do pelo até que ele seja destruído, deixando a superfície da pele lisinha.

Vantagens

Assim como a lâmina, não arranca os pelos pela raiz. Logo, não há dor. Com o creme, o pelo cresce mais devagar do que com a lâmina, pois tem uma substância química que inibe a velocidade de crescimento para três a cinco dias após o uso. Com ativos hidratantes como óleos e manteigas, além da vitamina E, combatem o ressecamento do corpo ao mesmo tempo que removem os pelos - bom para quem tem pele desidratada!

Desvantagens

Como não arranca a raiz do pelo, o crescimento é mais rápido e dá a sensação de estar mais grosso do que quando se usa cera. Apesar das fórmulas estarem mais modernas, o cheiro na hora da aplicação ainda é forte. Você vai precisar entrar no chuveiro para remover o produto de forma eficiente. Por usar uma substância química, pode causar alergia em quem tem a pele sensível ou predisposição a isso.

Para melhorar o resultado

É fundamental fazer o teste de sensibilidade na dobra do braço antes de aplicar de fato o creme na área a ser depilada! Só assim você evita surpresas desagradáveis como irritação ou alergia (precisa refazer o teste sempre que trocar de marca!). Também controle o tempo da aplicação de acordo com a recomendação do fabricante. Deixar o cosmético em contato com a pele por mais tempo não melhora o resultado - pelo contrário, pode até causar uma queimadura!

Ceras: o método ideal para você?

Confira os prós e contras de cada tipo de depilação e os truques para driblar a dor e o encravamento

A quente é a opção da maioria das mulheres: o calor dilata os poros, facilita a saída do pelo e diminui a dor (existe até ceras que podem ser aquecidas no micro-ondas). Mas as folhas prontas de cera fria também são bem eficientes.

Vantagens

Arranca os pelos pela raiz, o que garante um resultado duradouro: cerca de 20 dias. Com o tempo, os pelos começam a nascer mais finos e a raiz tende a atrofiar, diminuindo a quantidade. A fórmula das ceras disponíveis no mercado, tanto quente como fria, tem ativos que acalmam a pele, como a camomila e a aloe vera.

Desvantagens

A dor varia de mulher para mulher. Mas, como o método arranca os pelos pela raiz, sempre causa algum tipo de desconforto. O calor da cera quente pode estimular o escurecimento da axila ou virilha, especialmente em mulheres morenas e negras. Nesse caso, a cera fria é a melhor opção. Como os pelos nascem mais finos, podem encravar: eles não têm força para romper a barreira da pele e acabam presos por baixo dela. Se for fazer em casa, é necessário um pouco de prática. Na primeira vez, puxar o celofane ou a cera grudada na própria pele exige coragem!

Para melhorar o resultado

Use um esfoliante corporal um ou dois dias antes de depilar com cera. Remover as células mortas ajuda a liberar os pelos que estão encravados.

Aparelhos elétricos: o método ideal para você?

Confira os prós e contras de cada tipo de depilação e os truques para driblar a dor e o encravamento

Diferentemente dos aparelhos de barbear masculinos, estas máquinas não cortam o pelo como uma lâmina. Graças a um rolamento no cabeçote, os fios são arrancados pela raiz.

Vantagens

Apesar do investimento (o preço deles pode variar de 150 a 500 reais) na hora da compra, o custo acaba valendo após você usá-los por alguns meses. E eles costumam ter vida útil de cerca de seis anos. Os novos equipamentos são superpráticos - você pode depilar o corpo com eles em qualquer lugar, principalmente os recarregados com bateria. Por funcionar sem lâminas, não há o risco de cortes.

Desvantagens

Os fabricantes indicam o uso em todas as áreas do corpo, inclusive rosto. Mas casos de beliscões e hematomas onde a pele é mais sensível - virilha e entre as coxas, por exemplo - não são raros. Fazer depilação íntima com ele nem pensar! Como todo método de remoção de pelos pela raiz, dói. Pernas e coxas menos do que virilhas e axilas. Nem todos possuem cabeçotes que podem ser lavados com água. Isso prejudica a higiene e a durabilidade do produto. Os dermatologistas ainda recomendam que o aparelho seja de uso pessoal. Explicando: não dá para emprestar nem para a melhor amiga.

Para melhorar o resultado

Não espere os pelos crescerem demais entre as sessões. Se eles estiverem curtos, não só a dor é menor mas também o risco deles partirem ao meio (em vez de serem removidos pela raiz) também diminui.

veja também