Desfile com as pernas bonitas no verão

Desfile com as pernas bonitas no verão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

Verão é sinônimo de pernas de fora, é época de usar e abusar dos biquínis, shorts e vestidos. Isso significa também que é importante estar com a pele bonita e, de preferência, sem marcas. Mas há um problema estético que pode atrapalhar. É que 80% das mulheres no mundo têm vasinhos em algum lugar do corpo e a má notícia é que o mais comum é justamente na perna. Mas calma que nem tudo está perdido. Tem como disfarçar o problema e desfilar pernas lindas no verão.

Os vasinhos são veias dilatadas bem fininhas que não passam de 1 mm de diâmetro, da espessura de um fio de cabelo e têm coloração arroxeada ou avermelhada. Segundo José João Lopes, angiologista e cirurgião vascular, a causa do surgimento dos vasinhos é hereditária, mas existem alguns fatores que podem desencadear o problema. O primeiro é ser mulher. É isso mesmo, as mulheres são mais propensas a ter vasinhos do que os homens e o que explica isso é a presença do hormônio estrógeno.

De acordo com o especialista, fatores como gravidez, aumento de peso, vida sedentária, uso de pílulas anticoncepcionais e cigarro também favorecem o aparecimento dos vasinhos.

O problema é puramente estético e não traz nenhum risco à saúde. "Além disso, não há possibilidade de os vasinhos se transformarem em varizes", garante o médico.

Para tratar o problema, o especialista indica dois tipos de procedimento: a escleroterapia, que consiste na injeção de substâncias esclerosantes no vasinho para que ele seque e o raio laser, que é aplicado sobre a veia dilatada e queima o vaso. De acordo com Lopes, este procedimento é menos dolorido e mais indicado em casos de vasinhos com bastante cor. De acordo com o cirurgião vascular, o que mais funciona é combinar os dois procedimentos em sessões alternadas. 

O número de sessões recomendadas, porém, depende muito de cada caso e de quantos vasinhos a pessoa tem. "Tem gente que precisa de mais, mas, em geral, o recomendado é de 2 a 20 sessões dependendo da quantidade de vasinhos", explica o médico.

O dermatologista Agnaldo Augusto Mirandez alerta que esses tratamentos não resolvem definitivamente o problema. "Depois de um tempo pode voltar a incomodar. Por isso, o ideal é prevenir as condições que desencadeiam o problema", afirma. 

Veja dicas de como prevenir o surgimento dos vasinhos:

1. Tome anticoncepcional somente com orientção médica. O estrógeno sintético tem ação direta na parede dos vasos sanguíneos e inflama-os, causando as veias dilatadas; 2. Faça exercícios aeróbicos, porque ativam a circulação; 3. Evite fazer muita musculação, porque dilata as veias e aumenta a quantidade de vasinhos; 4. Não fume. O cigarro deixa a pele seca e aumenta as chances de formação de trombos; 5. Controle o peso. Isso porque o acúmulo de gordura abdominal aumenta a pressão local e dificulta o retorno do sangue; 6. Não exagere no salto alto. Isto porque as sandálias com salto acima de 7 cm mudam a fisiologia do caminhar e contraem o músculo da panturrilha, dificultando a circulação de retorno do sangue; 7. Nunca use cigarro e anticoncepcional, porque essa combinação é perigosa e pode aumentar as chances de trombose venosa.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições