Dez hábitos ruins que você deve evitar para não prejudicar sua pele

Dez hábitos ruins que você deve evitar para não prejudicar sua pele

Atualizado: Quarta-feira, 20 Outubro de 2010 as 11:12

Cuidar da pele é um hábito que deve começar desde cedo. Na adolescência, a principal preocupação são os cravos e espinhas. Nessa fase, os casos de acne são mais frequentes por conta do nível elevado de hormônios sexuais que aumentam a secreção de sebo e originam as espinhas. Conforme o tempo vai passando, o foco da atenção é outro. Já na fase adulta, as mulheres tentam evitar manchas, rugas, marcas de expressão e flacidez, problemas que são naturais, já que há baixa na produção de colágeno. Todo esse processo pode ser retardado ou acelerado dependendo do estilo de vida que você adotar. Por isso, listamos aqui 10 hábitos ruins que você deve evitar para não prejudicar sua pele. Confira então o que você NÃO deve fazer caso queira ter uma cútis bonita e com aparência jovem.

1. Ignorar o uso de protetor solar

Não quer que sua pele fique enrugada e flácida antes do tempo? Então aplique protetor solar com FPS 30 (no mínimo) todos os dias. Para os dias de trabalho, passe o protetor de manhã e reaplique antes de voltar para casa, caso ainda esteja sol, mesmo que seu trajeto trabalho/casa seja percorrido de carro. Isso porque a radiação consegue ultrapassar o vidro do carro e atingir a pele. Nos dias de exposição ao sol, reaplique o produto a cada duas horas.

2. Fumar

Além de desencadear doenças pulmonares, do coração e diversos tipos de câncer, o hábito de fumar também afeta a pele e causa rugas e envelhecimento precoce. Isso porque provoca um esgotamento das proteínas responsáveis pela elasticidade. Sem contar que o cigarro é um fator externo que contribui para a formação de radicais livres. Para se ter uma ideia do estrago, a cosmetóloga Sheila Gonçalves afirma que quem fuma tem rugas mais intensas e mais profundas do que quem toma sol. >

3. Beber muito >

Não, não estamos dizendo para você se privar do happy hour com os amigos nem da bebida na balada. Mas não exagere na dose e nem deixe que esse hábito faça parte da sua rotina. O álcool aumenta o nível de agente inflamatórios na corrente sanguínea e pode acelerar a flacidez da pele ao longo do tempo.

4. Ficar acordado até tarde e

Deixar de dormir provoca estresse, que pode agravar todos os problemas da pele, inclusive a acne. Aproveite a noite para descansar. Esse é o momento em que as células reparam todos os danos sofridos durante o dia.

5. Não limpar os pincéis de maquiagem m

Um blush para dar um aspecto mais saudável, um corretivo para disfarçar olheiras e imperfeições e uma sombra para realçar o olhar. Até aí, tudo bem e esse hábito até deve fazer parte da sua rotina. Mas você costuma lavar os pincéis que usa para se maquiar? Se a resposta for não, então pode começar a fazer isso uma vez a cada três semanas. Deixar de lavar seus pincéis pode ajudar a obstruir seus poros e até causar infecções na pele. Use produtos suaves, uma dica é apostar nos shampoos anti-resíduo, lavar bem e deixar secando durante à noite.

6. Não lavar o rosto à noite e

Deixar a pele com resquícios de maquiagem e acúmulo de sujeira pode levar a obstrução dos poros, principlamente se você tem tendência a ter acne. Portanto, lave bem o rosto à noite, antes de deitar. A temperatura do corpo aumenta ligeiramente enquanto dormimos, o que pode aumentar a absorção de tudo o que está na superfície da pele.

7. Comer junk food d

Alimentos com alto índice glicêmico, como as junk food, causam elevação de açúcar no sangue, provocando uma explosão de insulina, que por sua vez estimula hormônios produtores de oleosidade. Isso facilita o surgimento de espinhas. Por isso, evite ao máximo esse tipo de alimento e invista nas gorduras saudáveis presentes, por exemplo, nas nozes e abacate, porque elas fornecem nutrientes para o cabelo, unhas e pele.

8. Usar muitos produtos e todos ao mesmo tempo o

Um erro muito comum que as pessoas costumam cometer é comprar vários produtos e usá-los todos ao mesmo tempo, seja para previnir espinhas, cravos, rugas, manchas. O que acontece é que as pessoas usam cremes e não verificam os ingredientes. Em muitos casos, os produtos têm os mesmos ativos ou então ingredientes que não são compatíveis. Muitas vezes, o ativo de um produto pode cancelar o do outro ou causar danos e irritação se forem usados juntos. Portanto, trate um problema de cada vez.

9. Ignorar os cuidados com pescoço e tórax x

Os cuidados com a pele não devem parar no queixo, embora seja isso que aconteça em grande parte dos casos. O pescoço e o tórax são expostos ao sol da mesma forma que o rosto, mas raramente recebem o mesmo nível de hidratação e proteção solar. Ou seja, quando for aplicar um sérum, creme de hidratação ou filtro solar, estenda os cuidados para essas regiões "esquecidas".

10. Não ir à academia e nem praticar atividade física a

O exercício físico além de melhorar o humor, aumenta o fluxo sanguíneo para a pele, proporcionando uma aparência saudável. A atividade física pode diminuir a tensão e melhorar a qualidade da pele. Isso porque quando a pessoa está estressada, aumenta os níveis de cortisol, que causa acne e outras irritações da pele. Portanto, corra, seu corpo, humor e pele agradecem!

veja também