Disfarce os poros dilatados

Disfarce os poros dilatados

Atualizado: Sexta-feira, 21 Outubro de 2011 as 1:29

A beleza está diretamente associada à pele perfeita, estilo capa de revista. A preocupação com a cútis é tão séria que nos Estados Unidos as mulheres estão com uma nova angústia: o tamanho dos poros. Tanto que por lá, essa busca por poros menores e menos visíveis ficou conhecida por Porexia. Quem cunhou este termo foi Mary P. Lupo, professora de Dermatologia na Tulane University of Medicine, em New Orleans, que começou a perceber que uma das principais reclamações das pacientes era essa.

Mas afinal, o que são esses tais poros diltados? Por que algumas mulheres têm a beleza comprometida por conta deles e outras não? Na verdade, os poros têm uma função muito importante para o nosso corpo. Eles ajudam a manter a temperatura e a proteger e hidratar a pele. O problema é que em pessoas com a cútis oleosa, eles tendem a ficar mais dilatados e expostos, facilitando o acúmulo de poluição e resíduos. Por isso, aquele "brilho" indesejado e textura irregular.

Outra coisa que compromete o tamanho do poro são os pelos, como explica o dermatologista da Clínica Prime, em São Paulo, Alexandre Y. Okubo. "O poros são os orifícios de aberturas do pelo e secreção sebácea. No rosto, os pelos são bem fininhos e quase inaparentes. Em algumas pessoas os pelos são mais grossos, isso vai determinar também um poro mais dilatado", afirma.

Outro agravante, segundo a dermatologista Maria Bussade, é que no verão, o aumento da temperatura estimula a produção da glândula sebácea, diltando ainda mais este orifício.

Apesar de ser esteticamente incômodo para as mulheres, os poros dilatados não são considerados como uma doença da pele. "A não ser que seja combinado com a presença de comedões, que é um grau inicial de acne", diz Okubo.

Como tratar?

De acordo com os especialistas, uma boa solução é fazer limpeza de pele para reduzir oleosidade e eliminar as impurezas dos poros. Fazer esfoliação caseira com sabonete esfoliante também ajuda. O recomendado é fazer de uma a duas vezes por semana.

Os produtos mais indicados

Use sempre produtos para pele mista e oleosa. Prefira sabonetes neutros, tônicos à base de mentol, amamélis ou calêndula e protetor solar específico, não oleoso. Isto porque nesta época do ano, o uso de filtro solar é intensificado e se for muito gorduroso, oclui o poro, facilitando o surgimento de acne.

Maquiagens que disfarçam

Para quem tem este tipo de pele, o indicado é usar primer antes da base, porque formam uma camada uniforme da pele, refletem a luz e absorvem o sebo.

Use também base em creme oil-free, porque disfarçam melhor os poros. "As texturas líquidas entram no poro e deixam mais aparente", diz o dermatologista Alexandre Y. Okubo.

Tratamentos na clínica

Para quem não consegue conviver com os poros dilatados, a medicina estética aponta algumas opções. Os peelings superficiais com ácido retinóico, por exemplo, vão renovar a camada superficial da pele, deixando-a mais homogênea e retraindo os poros.

O laser fracionado também é recomendado porque renova a camada superficial da pele, mas age também na profundidade. "Consegue contrair os poros e geralmente tem um efeito mais duradouro que os métodos superficiais", diz Okubo.

Para estes casos, a dermatologista Maria Bussade diz que o laser micropulsado Genesis da Cutera costuma ser bastante eficaz. "Ele atua na camada intermediária da pele, gerando calor. Ele diminui o tamanho da glândula sebácea,e diminui a contaminação  bacteriana  uma das principais causa da acne", explica.

veja também