Entenda as funções de ativos poderosos dos cosméticos

Entenda as funções de ativos poderosos dos cosméticos

Atualizado: Sexta-feira, 5 Março de 2010 as 12

Benefícios vão de hidratação e luminosidade a clareamento e prevenção de rugas; veja o que mais eles fazem por você

Os ativos são elementos fundamentais para que cosméticos e dermocosméticos exerçam efeitos e benefícios na pele. São eles os principais componentes da fórmula de produtos que vão desde emulsões regeneradoras, até máscaras, pós clareadores e loções antirrugas e anti-idade.

Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica e cosmetóloga, diretora científica e responsável por Pesquisa e Desenvolvimento das marcas Biomarine e Cosmobeauty, comenta alguns dos mais importantes ativos das linhas home care e profissional desses fabricantes.

Caviar

O Caviar é uma substância marinha extraída das ovas do salmão. Ele é composto por proteínas, aminoácidos, sais minerais e vitaminas que, juntos, agem para atenuar rugas e melhorar a textura da pele, conferindo uniformidade. Trata-se de uma substância fundamental para a hidratação e nutrição intensa da pele, pois estimula a produção de colágeno e elastina.

Aquaporine Active

A desidratação da pele favorece e propicia o surgimento de rugas finas e linhas de expressão. A pele ressecada é facilmente agredida pelos radicais livres, assim como por agentes poluentes e raios solares. A perda de hidratação também pode ser derivada da falta de retenção de água na pele ou pelo uso de substâncias que contribuem para seu ressecamento.

Para reidratar a pele, é necessário mais que um bom hidratante. É preciso um sistema multicamadas, capaz de agir de dentro para fora. Aquaporine Active é um sistema inovador e inteligente que eleva a formação e estimula a atividade das 'aquaporines', presentes na pele humana, possibilitando melhor transporte de água por meio de suas diferentes camadas (derme e epiderme).

O resultado dessa ativação é uma melhor circulação de água através das células, restauração da hidratação, maciez e elasticidade da pele, além do reforço da barreira natural de água na epiderme

Vitamina C

Um dos mais conhecidos ativos cosméticos, a Vitamina C é um poderoso antioxidante, por isso constitui-se em ótima aliada para sua beleza. Seu uso ajuda a estimular a síntese de colágeno e elastina e a minimizar as rugas. Sua ação antioxidante combate os radicais livres, protegendo a pele principalmente contra danos causados pela radiação solar. Sua ação clareadora pode complementar tratamentos despigmentantes, pois reduz depósitos de melanina na pele.

Óleo de Framboesa

O Óleo de Framboesa é rico em Ômega 3 e tem importante ação anti-inflamatória; contém ainda Ômega 6, que melhora a função barreira da pele; e Ômega 9, que fornece ação regeneradora. Esse elemento é um excelente coadjuvante no processo de renovação da pele e é bastante útil após processos como o peeling, que levam a um ressecamento e descamação da pele.

Ácido Glicólico como renovador da pele

O mais conhecido dos AHA's (Alfa-hidroxiácidos), o Ácido Glicólico possui, como principais funções: esfoliação química, efeito clareador e rejuvenescedor (atua no fotoenvelhecimento) da pele, além de atuar no tratamento de acne. Assim, acelera a renovação celular, deixando a pele mais lisa e uniforme. Com ações abrangentes, o Ácido Glicólico é comumente utilizado em cosméticos.

veja também