Estresse pode desencadear surgimento de acne

Estresse pode desencadear surgimento de acne

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Não é difícil encontrar pessoas com mais de 25 anos de idade, principalmente mulheres, reclamando do aparecimento de espinhas mesmo sem as terem tido durante a adolescência. Uma estimativa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia apontou que a causa dos problemas de pele em cada um de três pacientes é emocional - como estresse, ansiedade e depressão.

"O estresse, quando é muito intenso, aumenta a produção de cortisol e estimula os hormônios androgênios, que por sua vez acionam ainda mais a glândula sebácea", explica a dermatologista da instituição Denise Steiner. Segundo a especialista, a acne está associada ao estresse entre 3 e 5% dos casos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, mostrou que um hormônio (liberador da corticotropina, ou CRH) associado ao estresse, que afeta a liberação de óleos na pele, pode ser uma causa potencial de problemas cutâneos.

De acordo com o estudo, além de ser produzido pelo sistema nervoso central, o CRH também é feito pelas glândulas sebáceas da pele.

Denise afirma que o hormônio envolvido na produção de acne através do estímulo das glândulas sebáceas é o androgênio, que é masculino. "Como a mulher tem pouco hormônio masculino, qualquer alteração pode estimular a glândula e provocar acne", diz.

A especialista salienta que a acne na vida adulta além de ser potencializada pelo estresse, pode aparecer em mulheres com ovário policístico ou com alterações hormonais.

De acordo com Denise, não há diferenças entre as espinhas causadas por fatores diversos. "No tratamento são usados antibióticos e retinoides. Além disso, podem ser adotados peelings e lasers", sugere.

Cuide de sua pele

Conheça alguns cuidados básicos para se livrar ou diminuir a intensidade da acne:

- Lave a pele suavemente e sem exagero, duas vezes ao dia, com sabão neutro. Esfregar a pele não evita acne e pode piorar o problema;

- Evite tocar sua pele. Espremer uma espinha pode aparentar que tenha desaparecido temporariamente, no entanto, removê-la pode fazê-la ficar por mais tempo, causando inchaço, irritação e cicatrizes vermelhas ou marrons;

- Previna-se do sol. Muitas medicações para acne podem causar queimaduras em algumas pessoas. Ficar sob o sol por muito tempo pode causar rugas e aumentar o risco de câncer de pele. Faça uso de filtros sem óleo na fórmula.

- Lave o cabelo regularmente, principalmente se os fios forem oleosos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições