Faça esfoliantes caseiros para cada parte do corpo

Faça esfoliantes caseiros para cada parte do corpo

Atualizado: Sexta-feira, 10 Agosto de 2012 as 4:01

Manter a pele sempre macia e saudável requer cuidados no dia a dia. Um dos caminhos mais fáceis é recorrer à esfoliação, pois é um tratamento que limpa a primeira camada da cútis, removendo células mortas e deixando-a lisinha. Simples de ser aplicada, a terapia pode ser feita até mesmo em casa, com receitas práticas e rápidas.

Aveia em flocos, mel, açúcar, fubá e azeite servem de base para os esfoliantes caseiros. Porém, cada ingrediente deve ser usado numa parte específica do corpo para não agredir a pele. Isso por que ela apresenta densidades diferentes em cada região. “O açúcar, por exemplo, é excelente para ser aplicado nas costas, porém na face acaba sendo um produto muito agressivo”, explica a Dra. Luciana de Oliveira, dermatologista e diretora médica da Clinique des Arts, de São Paulo. 

Além disso, os esfoliantes feitos em casa precisam ser usados com cuidado para não machucar a cútis. “Os movimentos precisam ser leves e circulares, para não arranhar a pele e provocar vermelhidão”, ensina a Dra. Vanessa Penteado, dermatologista e diretora médica da Clinica Pantheon, de Campinas (SP).

Aprenda, a seguir, receitas caseiras para rosto, costas, cotovelos, mãos e pés. Elas podem ser usadas a cada 15 dias.

Rosto: iogurte natural
Ingredientes
500 gramas de iogurte natural
Uma colher (de sopa) de aveia em flocos
Uma colher (de sopa) de mel

Preparo e aplicação
Misture o iogurte natural, a aveia em flocos e o mel até formar uma papa. Antes de aplicar, higienize a pele, em seguida, passe a máscara. Deixe agir por 20 minutos, fazendo movimentos circulares. Depois, retire com água corrente.
“O iogurte tem na sua formulação ácido lático, que é capaz de promover a esfoliação, além de hidratar e o mel dá brilho à pele”, afirma a Dra. Luciana. 

Costas: aveia em flocos com açúcar mascavo
Ingredientes
Três colheres (de sopa) de açúcar mascavo
Uma colher (de sopa) de aveia em flocos
Uma colher (de sopa) de mel

Preparo e aplicação
Misture os ingredientes e esfregue no corpo de dois a três minutos. Logo depois, enxágue bem para retirar tudo.
“Aveia é rica em ácido pantotênico, ácido salicílico, vitaminas B1 e B2, beta-glucanos e aminoácidos. Estes componentes dão maciez e suavidade à epiderme. Essa receita também pode ser usada na região das coxas com movimentos suaves”, esclarece a Dra. Vanessa.

Cotovelos: açúcar cristal com mel
Ingredientes
Uma colher (de sopa) de açúcar cristal
Uma colher (de sopa) de mel

Preparo e aplicação
Junte os ingredientes em uma travessa até formar uma papa. Aplique nos cotovelos com movimentos circulares e retire com água abundante.
 
“O açúcar é um abrasivo que funciona como um bom esfoliante para regiões mais durinhas, como os cotovelos”, acrescenta a Dra. Luciana.

Mãos: fubá com azeite
Ingredientes
Uma colher (de sopa) de açúcar cristal
Uma colher (de sopa) de fubá
Duas colheres (de sopa) de azeite
Uma colher (de chá) de sabonete líquido

Preparo e Aplicação
Misture todos os ingredientes em uma travessa até que formem uma consistência homogênea. Aplique nas mãos durante o banho. Depois de sair da ducha, passe hidratante específico para as mãos.
“O fubá é ideal principalmente para a pele sensível, porque suas partículas são menores, não agridem a cútis e, ainda, ajudam a fechar os poros”, complementa a Dra. Vanessa.

Pés: sal e azeite
Ingredientes
Uma colher (de chá) rasa de açúcar
Uma colher (de chá) rasa de sal
Três colheres (de chá) de azeite
Três gotas de sabonete líquido

Preparo e aplicação
Misture bem os ingredientes em uma travessa até o resultado formar uma papa. Aplique nos pés em movimentos suaves e circulares. Enxágue, em seguida, de preferência com água gelada para fechar os poros. Por fim, passe um hidratante ou um creme nutritivo para a região.
“O segredo para manter os pés bonitos após esta esfoliação é passar um creme à base de ureia à noite e dormir de meias. Ao acordar você vai notar a maciez”, recomenda a Dra. Luciana.

veja também