É hora de hidratar!

É hora de hidratar!

Atualizado: Sexta-feira, 16 Maio de 2008 as 12

Myrian Rosário

  Os dias quentes estão indo embora e este é o período ideal para um check-up no visual. Depois da longa temporada na praia e dos refrescantes mergulhos na piscina durante o verão e o outono, é hora de revitalizar os cabelos para mantê-los saudáveis e bonitos por todo restante do ano.

Com certeza, você arrasou com suas lindas madeixas nos meses de calor intenso, mas agora é na hora de tomar alguns cuidados extras. "Calor, sol, água do mar, cloro e transpiração, características do período mais quente do ano, são verdadeiras bombas contra a saúde e a beleza dos fios", observa o cabeleireiro Sidinei Maciel. "No verão os cabelos tendem a se manter ressecados, sem brilho e desvitalizados, devido à exposição ao sol e à seqüência de água do mar e piscina. O cloro e o sal desvitalizam os fios prejudicando-os e os deixando sem vida. O certo é protegê-los antes, hidratá-los durante e depois e vitalizá-los depois", ensina.

O uso de o filtro solar nos cosméticos é muito importante para proteger os cabelos contra os efeitos nocivos dos raios solares mesmo nos dias mais frios.

No inverno, a ordem é: hidratar, vitalizar! 

Segundo o cabeleireiro, sois somente a hidratação simples, feita em casa, não resolvem muito. "Se os cabelos estão desidratados, vão aparecerem pontas ressecadas, abrindo pontas duplas e deixando a haste com aparência de vassoura. Este é o primeiro sinal de que a estrutura capilar foi danificada e seus nutrientes não conseguem mais fixar na haste", explica Sidinei. "Nessas condições, somente um cabeleireiro ou terapeuta capilar saberão indicar os procedimentos corretos para recuperar a integridade dos fios".

Durrante o verão, além dos raios solares, existem outros fatores que podem colaborar para que os cabelos cheguem danificados ao inverno. "A areia da praia entra em atrito com o fio e pode causar a perda de nutrientes importantes que mantêm a estrutura capilar integra. Além disso, o sal também colabora para a destruição desses nutrientes intensificando, assim, os efeitos solares", diz Sidinei.

O ideal é utilizar produtos que tenham princípios ativos que contribuam para amenizar os problemas causados pelo sol. A receita de Sidinei Maciel inclui como filtros solar quartenizados, que protegem a integridade dos fios contra os raios ultravioletas; Vitamina E; Pantenol, que aumenta o brilho tão difícil de ser mantiodo no verão e no pós-verão; Aloe Vera,  que repõe e impede a perda de água; Extratos vegetais, que proporcionam hidratação, e os Óleos vegetais, que mantêm brilho e maciez.

Os cabelos quimicamente tratados requerem cuidados ainda maiores. "A química deixa os fios porosos. Isso aumenta a introdução de ativos como o sal e o cloro. Os cabelos de coloração clara são os que mais se prejudicam e que precisam de maior atenção. A descoloração resseca a haste, já que os pigmentos escuros são, de certa forma, uma proteção. A retirada desta proteção da haste possibilita que os raios solares penetrem no interior dos fios e oxidem seus pigmentos, deixando-os com um tom esverdeado. Por isso, é indispensável revitalizá-los semanalmente para manter a hidratação natural na haste", detalha Sidinei.

Cabelos alisados, com ondulação ou relaxamento precisam de cuidados adcionais, pois perdem queratina e a elasticidade. "Esse tipo de química deixa os fios fracos e sujeitos à formação de pontas duplas. Os secadores de cabelo devem ser usados apenas quando for necessário, tendo o cuidado para proteger os fios do calor com um leave in termoativado", finaliza o cabeleireiro 

veja também