Alguns perfumes se tornam ícones da forma mais sutil e discreta possível. Tais aromas não são famosos pelo frasco, embalagem ou celebridade que os anuncia; em vez disso, são perfumes famosos por mérito próprio. Ainda que o perfume Marc Jacobs não tenha surgido sem estardalhaço seus anúncios são visualmente onipresentes há anos desde seu lançamento em 2001 as mulheres que o experimentam ainda o citam de forma saudosa e calorosa, como se falassem de uma amiga que não veem há anos e que adorariam reencontrar. Um perfume com esse efeito sobre as pessoas tem o que é necessário para alcançar o status de ícone.
Como uma seminal fragrância floral pós-moderna, o perfume Marc Jacobs está numa posição quase hipnotizante. O gênero de florais verdadeiros que o precedia (embora o pós-modernismo em perfumaria não se atenha à cronologia) remete literalmente a flores. Une Fleur de Chanel (1999) tem o belo aroma das camélias, a flor favorita de Coco Chanel; da mesma forma direta, Dioressence, da metade do século 20, incorpora o igualmente belo aroma de lírio do vale. Outro exemplo, Apres LOndee, a obra-prima pré-guerra de Guerlain, evoca folhas de íris e violeta.
O realismo desses aromas não é fotográfico, mas artístico: há uma perfeição neles que transcende a natureza. Mas seus sentidos interpretam os aspectos florais como o tipo de flor que você encontra pelo caminho ao passear por um campo ou ao entrar em uma floricultura sofisticada. (Afinal de contas, são produtos de luxo.)
Emeraude, de François Coty, talvez seja a primeira fragrância floral pós-moderna, lançada em 1921. Ela derruba, porém, de forma brilhante e genial, a figura de linguagem na perfumaria floral: sua flores não existiam realmente. Na perfumaria, a decisão estética de evitar referências olfativas reconhecíveis mostra uma simpatia com o expressionismo abstrato (certamente com a intenção de desorientar).
Com a fragrância Marc Jacobs, o perfumista Steve DeMercado, trabalhando na Camille McDonald como diretor criativo, elaborou uma versão de Emeraude para o século 21. Sua cuidadosa aplicação de um buquê similarmente indescritível torna a fragrância uma bisneta dessa maravilha abstrata. DeMercado criou uma fragrância encorpada contendo o aroma e a textura de um shake de proteína com o acréscimo de lírios de Calla. Nessa fórmula, ele acrescentou jasmim, e talvez um pouco de madressilva e glicínia.
Além disso, adicionando um toque de anos 1970, ele revestiu este buquê quase dominador em um aspecto de ouro brilhante, tornando-o uma joia olfativa. O perfume Marc Jacobs é como um bracelete de 18 quilates e 2 polegadas de espessura. Após borrifá-la, você se olha no espelho e tem a sensação de ver brincos combinando.
O status de ícone da fragrância tem a ver com o momento de seu lançamento. McDonald tinha a impressão que se revelou totalmente correta de que os consumidores que abraçaram as fragrâncias extremamente doces, neon e retrô dos anos 1990 iriam amar o bracelete de ouro que Marc Jacobs lhes ofereceu. A criativa equipe de Donna Karan já havia brincado com a ideia anteriormente, pedindo para a perfumista criar uma fragrância retrô 1970 similar, mas o resultado, chamado Gold, era um pouco rude e não tinha muita fixação.
Certamente, o trabalho de DeMercado, embora icônico, também é ligeiramente rude. É um pouco Trump, um pouco Hamptons. Mas é maravilhosamente quente e suntuoso, e, ao contrário de Gold, consegue ser poderoso e ao mesmo tempo despretensioso. A fragrância Marc Jacobs não é uma inovação estética, mas foi criada para se adequar perfeitamente a seu gênero e era. Envolve e tremula como uma seda. Irradia, vislumbra, e é inebriante como champanhe tudo o que um perfume deve ser para quem o usa lembra-lo com tanto carinho.
Tradução: Fabiana Souza
*O crítico de perfumes é autor de "O Imperador do Olfato: Uma História de Perfume e Obsessão" (Companhia das Letras), de "The Perfect Scent: A Year Inside the Perfume Industry in Paris and New York" e do recém-lançado romance "You or Someone Like You", (ambos sem tradução no Brasil).
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