Lábios ressecados: o que fazer para melhorá-los?

Lábios ressecados: o que fazer para melhorá-los?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Lábios ressecados, com rachaduras e a pele repuxada são comuns tanto nos dias de frio, como no calor. Como são altamente sensíveis, situações de vento, poluição, sol quente e até a baixa umidade do ar acabam por deixar a boca cheia de machucados, o que, além do desconforto, prejudica o visual. Mas saiba que com os cuidados certos, você não precisa ficar retocando o batom o dia todo ou, ainda, sofrer com cara de doente.

É comum os lábios ficarem desgastados, por que além de muito fininha, a pele da boca é também muito exigida. "Toda hora estamos comendo, bebendo, falando, o que acaba provocando atritos nos lábios e deixando a região mais exposta às bactérias", explica a dermatologista Mônica Carvalho.

Além disso, a especialista ensina que a exposição ao clima acaba tirando um pouco da hidratação labial, o que agrava o problema. Por isso, beber bastante água é uma atitude mais do que necessária. "É o primeiro passo para evitar o ressecamento dos lábios", afirma Mônica.

Aposte nos hidratantes labiais

Uma solução muito conhecida para o tratamento dos lábios rachados é a manteiga de cacau, que é extraída da semente de cacau durante o processo de fabricação do chocolate. Como é um tipo de gordura natural, a manteiga de cacau tem muitas propriedades hidratantes e emolientes que ajudam a recuperar a oleosidade do tecido da boca. "É um hidratante excelente por ser facilmente absorvido pela pele, atingindo as camadas mais profundas, o que deixa a boca mais suave", explica a dermatologista Mônica Carvalho.

Mas, não é só a manteiga de cacau que tem poder de recuperação. Existem muitos outros produtos que garantem a hidratação dos lábios, como, por exemplo, batons à base de cera de abelha ou manteigas feitas de outros frutos ricos em gordura vegetal, como a macadâmia e a karitê. "Todos os produtos com ação emoliente - combinação de água, óleo e gorduras - têm forte poder de hidratação", ensina a dermatologista.

Saliva nem pensar

O hábito de passar a língua nos lábios é muito comum, porém não é aconselhável pelos especialistas. Segundo o dermatologista Valcinir Bedin a saliva disfarça o desconforto, mas não deve ser usada como um método preventivo. "Ainda que, num primeiro momento, a saliva possa trazer algum alívio, no instante seguinte ela começa a ressacar a boca ainda mais. Isso acontece por que ela carrega cerca de sete enzimas digestivas preparadas para pré-digerir os alimentos. Essas enzimas, não agem nas mucosas, mas são capazes de agredir a sensível pele dos lábios", explica o especialista.

Batom

Usar ou não? Algumas pessoas são mais propensas à desidratação labial, por causa de alguma doença ou do uso de certos medicamentos, que ressecam os lábios. Nessas condições, o uso de certos tipos de cosméticos deve ser feito com cuidado. "Para quem tem essa propensão, o uso do batom não precisa ser restrito, mas é preciso escolher bem. Procure um que contenha produtos hidratantes para não deixar a boca ainda mais ressecada", diz Mônica Carvalho. A especialista afasta o mito de que batons de cor escura são prejudiciais aos lábios. Não tem nada a ver com a tonalidade do produto, e sim com os componentes da fórmula, que deve ter propriedades hidratantes.

Homens também podem

Muitos homens relutam em hidratar os lábios e acabam sofrendo mais com as rachaduras e os machucadinhos. Porém, saiba que há opções de produtos manipulados e versões industrializadas que tem alto potencial hidratante, mas que são mais facilmente absorvidos pela pele dos lábios, portanto, não deixam aquele aspecto brilhoso nos lábios.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições