Mania de comer cabelos pode ser hereditaria

Mania de comer cabelos pode ser hereditaria

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Mania de comer cabelos pode ser hereditaria

Um novo estudo sugere que mutações em um no gene específico, chamado SLITKR1, podem estar relacionadas ao aparecimento da tricotilomania, ou mania de ingerir fios de cabelo, em algumas famílias. Este distúrbio mental leva as pessoas a arrancarem os seus cabelos, de maneira compulsiva, resultando em áreas de calvície.

Investigadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, disseram em seu estudo, que as mutações genéticas ocorrem em apenas uma parte dos casos de tricotilomania, porém os achados podem ajudar a melhor compreender este distúrbio pouco freqüente.

A tricotilomania afeta entre 3 e 5% da população. O distúrbio pode ser acompanhado por outras doenças mentais tais como ansiedade, depressão e desordem obsessiva compulsiva. No estudo, publicado na revista Molecular Psychiatry , foram avaliadas 44 famílias, nas quais um ou mais membros apresentavam o quadro da tricotilomania. A pesquisa demonstrou que 2 mutações no gene SLITKR1 foram encontradas entre membros de famílias que apresentavam os distúrbios, porém não foram encontradas em membros de famílias não afetadas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições