Melhores ingredientes naturais para sua pele

Melhores ingredientes naturais para sua pele

Atualizado: Quinta-feira, 22 Abril de 2010 as 12

Os tratamentos de beleza caseiros, com ingredientes naturais, têm ganhado espaço na vida das mulheres. Mas para não ter problemas, é preciso acompanhamento médico e apostar nos ingredientes certos. Cada tipo de pele reage melhor a determinados produtos. Veja abaixo as dicas da cosmetóloga Roseli Siqueira:

Pele seca

O óleo de gergelim é um poderoso aliado da desintoxicação da pele de todo o corpo e é o principal ingrediente de uma emulsão especial para os rostos secos e que apresentam muitos pontos de ressecamento.

Uma colher de sopa do óleo, aplicado com uma massagem em todo o rosto traz bons resultados para a pele, que também pode receber pequenos beliscões para ativar a circulação onde há focos de ressecamento mais intenso.

Outra dica é usar um pouco de filme de plástico, como aqueles usados na cozinha, nos locais mais secos e deixar o óleo agir um pouco mais (por cerca de cinco minutos). Depois, já é possível notar mais elasticidade na pele.

Pele normal

A chamada "zona T" do rosto (composta por testa, nariz e queixo) de pele normal costuma ser a região mais oleosa, contrastando com algumas rugas de expressão que aparecem em locais mais secos, como o entorno dos olhos.

Nesse caso, o ideal é colocar um pouco de esfoliante, para normalizar o PH da pele, nos locais mais oleosos. Uma colher de sopa de açúcar mascavo, misturada a uma colher de sopa de aveia e um pouco de leite de soja para umedecer fazem um bom esfoliante. Para aplicá-lo, basta massagear suavemente a zona T e depois ampliar para o resto do rosto.

Para finalizar, gérmen de trigo pode ser aplicado com cuidado nas regiões onde há rugas, mas jamais deve ser colocado na parte interna dos olhos, o que causaria complicações mais sérias.

Pele oleosa

Nesta pele, a manutenção diária deve ser feita com o auxilio de esfoliantes. Uma colher de sopa de fubá, acrescida a uma colher de sopa de aveia e a três colheres de sopa de iogurte natural compõem uma excelente emulsão para a pele oleosa.

Para aplicar, basta misturar os ingredientes e espalhar no rosto em movimentos deslizantes e suaves em direção ao couro cabeludo. Movimentos agressivos ativam ainda mais as glândulas do rosto intensificando a oleosidade.

O tempo da mistura no rosto será o responsável pela absorção do excesso de oleosidade da pele, por isso, o processo pode ser de 10 até 20 minutos.

www.ecodesenvolvimento.org.

veja também