Não caia nestas armadilhas

Não caia nestas armadilhas

Atualizado: Terça-feira, 22 Dezembro de 2009 as 12

Descubra já quais são os grandes mitos sobre beleza e cuide do seu visual com saúde

Corretivo de olhos esconde espinhas?

Nada disso. O corretivo é um cosmético denso e contém óleo, que ajuda a espalhar o produto sobre a pele fina e ressecada das pálpebras. Aplicá-lo na acne evidenciará a pele com espinhas.

Pintas salientes ou peludas podem se tornar tumores?

Em geral, as perigosas são planas e muito pretas (ou com distribuição irregular do pigmento), têm bordas disformes e medem mais do que 0,6 mm. As pintas peludas, na maioria dos casos, não são cancerígenas. De qualquer modo, a avaliação só pode ser feita por um médico.

Soro fisiológico hidrata o rosto?

A mistura de água e sal é ótima para higienizar as lentes de contato, mas péssima para a pele. Pode provocar o ressecamento pela ação do sal.

Comer gelatina evita a flacidez?

Não foi provado. O ideal é adotar uma rotina de exercícios físicos (para fortalecer a musculatura) e uma dieta rica em proteínas, pois os músculos precisam delas para melhorar a sustentação.

Salto alto pode causar varizes?

Não se pode dizer que ele é a causa, mas pode levar ao aparecimento das varizes em quem tem predisposição ao problema, ou agravar as já existentes. Os saltos altos forçam a musculatura das pernas, atrapalhando os músculos na tarefa de impulsionar o sangue em direção ao coração. O resultado é a dilatação das veias, que, quando não voltam a se contrair, acabam ficando azuladas.

A pele oleosa envelhece menos que a seca?

A oleosidade protege contra a perda de água pela epiderme. Esse tipo de pele tem, de fato, uma proteção natural, ao passo que a seca precisa de hidratação permanente. Porém, enquanto a seca está mais sujeita ao surgimento de rugas, a oleosa é mais propensa à flacidez, que também é um sinal de envelhecimento.

O sol melhora e disfarça a acne?

De imediato, os raios ultravioletas ressecam a epiderme e melhoram o aspecto da acne. Porém, o resultado posterior é uma sensível piora nas espinhas, que ficam mais inflamadas e evidentes, porque o calor ativa as glândulas sebáceas. O conselho dos especialistas é tomar sol fraco, antes das 10h, sempre com protetor solar.

É obrigatório usar hidratante diariamente?

Deve prevalecer o bom senso: se uma pele oleosa não apresenta sinais de desidratação, não há por que usar esse produto todos os dias. O que é obrigatório sempre é o uso do filtro solar.

Tomar muita água hidrata a pele?

A água é essencial para o bom funcionamento do organismo. Mas, sozinha, ela não garante a hidratação da pele.

veja também