Olheiras: conviver ou eliminá-las?

Olheiras: conviver ou eliminá-las?

Atualizado: Segunda-feira, 13 Junho de 2011 as 9:32

O assunto do dia é a incógnita das olheiras. Homens ou mulheres, a insatisfação é geral: todos querem livrar-se da aparência cansada e da sombra que persegue os olhares.

O problema é causado por diversos motivos: excesso de vasos sanguíneos ou uma grande quantidade de melanina na pálpebra inferior. Este último, geralmente, é consequência da idade. Excesso de vascularização também é uma característica de quem tem olheiras. Nesse caso, o espelho mesmo pode ter o veredicto: estique a pálpebra inferior e, se as veias ficarem bastante aparentes, você tem uma concentração desproporcional de vasos na região dos olhos.

Para cuidar das olheiras

• Cremes à base de vitamina A, de vitamina C e de ácido mandélico são indicações pertinentes, mas devem sempre estar associadas ao FPS (fator de proteção solar);

• Não jogue fora o saquinho do chá de camomila! Coloque-o na geladeira e aplique nos olhos por alguns minutos;

• O soro fisiológico também é uma alternativa prática. Realize compressa com ele gelado durante 5 minutos (duas vezes por semana).

O tratamento contra a olheira   Nos casos de pacientes com olheiras profundas e depressão na região óssea, é possível recorrer à aplicação de ácido hialurônico de média densidade.

No tratamento, micro gotas são aplicadas logo junto ao osso que envolve a área dos olhos. A intenção é aumentar a densidade (espessura) da pele nessa área, e assim os vasos no local serão menos observados porque a transparência é diminuída. Contraindicações: risco mínimo de alergia, não há rejeição.

Além dessas dicas, recorrer a uma dieta saudável também colabora para uma pele mais jovial. Alimentos como ovos, cereais e frutos do mar têm zinco e cobre; já carne, feijão e leite são ricos em proteínas.

Lembre-se sempre: a beleza deve ser acompanhada por uma boa alimentação todos os dias! Na busca da pele perfeita ganham aquelas pessoas que se preocupam com a saúde em período integral.    

veja também