Os cosméticos específicos para o homem

Os cosméticos específicos para o homem

Atualizado: Quarta-feira, 22 Junho de 2011 as 11:08

Esqueça os rótulos. Desconfie dos estereótipos. O homem tem ignorado com coragem os preconceitos e tem buscado constantemente produtos específicos para usar, procurando uma identificação cognitiva de "ativos masculinos".  

Não é para menos. É essencial um homem emancipado, mas bem cuidado, sem exessos e exageros. Com uma preocupação equilibrada entre corpo e mente.  

Prepare-se então para conhecer os extratos da natureza que funcionam de acordo com as carcterísticas do organismo masculino.  

Basicamente a pele e o cabelo masculino apresentam-se morfologicamente iguais ao feminino. As diferenças específicas estão relacionadas à fatores intrínsecos (hormonais) e fatores extrínsecos (ocupacional e higiene).  

Hormônios masculinos  

O homem produz em seu organismo os hormônios andrógenos, sendo o mais importante deles a Testosterona.  

Uma alteração nos níveis deste hormônio pode levar a várias perturbações, entre elas queda capilar e hipersecreção sebácea.  

Os hormônios são controlados por mecanismos endocrinológicos envolvendo ação enzimática. A enzima 5-alfa-redutase tipo 1 interage com a Testosterona transformando-a em DHT ( dihidrotestosterona ).  

Ao se propiciar maior nível de DHT ocorre uma hipersecreção sebácea na pele e couro cabeludo. O excesso de sebo produzido pode promover entupimento do folículo piloso e conseqüente queda capilar. Portanto o couro cabeludo masculino apresenta problemas típicos tais como:  

Alopécia androgenética, caspa e hipersecreção sebácea .  

Não se assuste com os nomes complicados. Conhecer este processo vai ajudar muito você.  

Hábitos de higiene masculinos  

Os hábitos de higiene masculinos diferem dos femininos, sendo que os cabelos estão submetidos às lavagens excessivas, o que estimula ainda mais a hiper-secreção sebácea do couro cabeludo e desestrutura a barreira protetora do couro cabeludo.  

Assim, é importante adotar produtos de higiene e cuidados específico para o homem.  

HORMÔNIOS NATURAIS OBTIDO DE PLANTAS  

Antes dos hormônios serem obtidos por meios sintéticos, as desordens hormonais ou decorrentes da idade eram tratadas com plantas, que inicialmente não se sabia porque elas funcionavam, entretanto tratavam definitivamente as desordens da idade decorrentes da carência de diversos hormônios.  

Atualmente tais desordens hormonais são tratadas com hormônios sintéticos, que viabilizam à nível de custo a aceitabilidade da maioria das pessoas que necessitam deles.  

Entretanto a origem destes produtos utilizou como fonte a retirada de caldos de plantas, muitas vezes entendidos como chás, ou até pela ingestão de certos alimentos.  

Quando a população asiática migrou para países como os Estados Unidos, seu índice de câncer atingiu os níveis normais da população desse país, mostrando mais uma vez quanto à dieta alimentar influencia as características de saúde.      

veja também