Pele hidratada é fundamental para ter um bronzeado saudável

Pele hidratada é fundamental para ter um bronzeado saudável

Atualizado: Quarta-feira, 14 Outubro de 2009 as 12

Por essa você não esperava. Com tantos mitos e verdades sobre como conseguir uma pele bronzeada, existem algumas regras infalíveis para você conseguir uma cor ainda mais bonita e, o mais importante, saudável. De acordo com a dermatologista Carla Bortoloto, a exposição solar é contra-indicada para qualquer tipo de pele. Mas isso não quer dizer que você precise ficar com uma cor branca de escritório para sempre.

- Os médicos recomendam a exposição solar até as 10h e depois das 16h. Nesses momentos, apenas o raio UVA ultrapassa a camada de ozônio. Já no intervalo entre os dois horários, também sofremos com a radiação UVB, que é ainda mais prejudicial à pele. Por isso é importante procurar por protetores solares de amplo espectro, ou seja, que protejam a pele desses dois raios solares.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o fator de proteção mínimo de 30 para qualquer hora do dia.

- Também é importante que ele seja repassado de duas em duas horas.

Mas você deve estar se perguntando sobre os bronzeadores que prometem aquela cor , não? Pois é, se você quiser ter uma pele saudável e realmente se preocupar com o aspecto dela daqui a alguns anos, melhor passar longe deles.

- Os bronzeadores aceleram o escurecimento porque deixam a radiação solar penetrar na pele e, a partir daí, o corpo produz mais melanina para impedir que o núcleo da célula seja atingido. Ou seja, nesse processo, a pele claramente está sofrendo com as agressões do sol.

Cor desejada

A sugestão da dermatologista é que, além de tomar sol nos horários indicados, a pessoa conte com a ajuda da hidratação e dos autobronzeadores, que dispensam a necessidade do sol para deixar a pele morena, evitando o câncer de pele, as manchas e outros problemas derivados da exposição solar.

Mas isso não quer dizer que se você hidratar a pele, ela vai ficar naturalmente bronzeada. Segundo Carla, a hidratação vai garantir um aspecto mais saudável à pele, deixando-a mais macia e evitando que ela descasque. Por isso, a dermatologista contou as principais dicas para deixar o corpo hidratado.

- Passar no corpo óleo mineral antes de entrar no banho forma uma barreira protetora que impede que a oleosidade natural da pele vá embora com a água quente do chuveiro e com o sabonete. Além disso, não aconselho o uso de buchas de nenhum tipo. Elas são desnecessárias.

Sobre o uso do sabonete, Carla sugere a versão líquida, pois é menos abrasiva do que a verão em barra. Procure também por fórmulas que contenham hidratantes e óleos essenciais derivados de plantas.

- Se a pessoa tomar dois banhos no dia, é importante que ela só use o sabonete em um deles e, no outro, use o sabonete só nas partes íntimas e nas axilas.

Em se tratando de hidratação, Carla afirma que os melhores cosméticos para o dia-a-dia são as loções ou emulsões com ureia, ácido salicílico com concentração até 5% ou ácidos graxos. Segundo a dermatologista, as versões menos cremosas não deixam a pele tão pegajosa.

- A melhor hora para aplicar o hidratante é depois do banho. Quando chegar a hora de dormir, a pessoa pode passar uma versão mais pastosa, pois não tem problema se grudar na roupa.

Para potencializar a absorção do hidratante em até dez vezes, Carla ensina um truque infalível.

- Nas áreas mais ressecadas, depois de passar o hidratante a pessoa deve ocluir a pele com papel filme (o PVC), enrolando-o sobre essas regiões e deixando por uma ou duas horas.

Outra dica essencial para conseguir um bronzeado bonito e dourado é investir no betacaroteno.

- Ele garante a proteção da pele contra os raios solares, mas não dispensa a necessidade do uso do protetor solar, e dá uma leve cor a ela, deixando-a naturalmente bronzeada. A principal fonte de betacaroteno é a cenoura e o tomate.

Para intensificar essa tonalidade, tome sol nos horários indicados pelos médicos e com proteção, claro.

veja também