Pele lisinha... Com dor ou sem dor?

Pele lisinha... Com dor ou sem dor?

Atualizado: Segunda-feira, 13 Junho de 2011 as 9:45

Depilação é o “assunto do dia” para qualquer mulher. As brasileiras têm à disposição um grande leque de métodos que retiram os indesejados pelos. Para decidir, é importante levar em conta o grau de sensibilidade da pele, praticidade e tempo de duração.

A lâmina é a escolha menos indicada porque corta apenas a parte superficial do pelo e dura apenas 2 dias. O uso frequente pode causar irritações e alergias. As ceras (quente e fria) arrancam os fios pela raiz e mantém a pele depilada por 20 dias. Menos dolorida, a cera quente dilata os poros, por isso retira os pelos com facilidade. Essa depilação não é indicada para quem tem vasinhos (por serem superficiais, são mais sensíveis à dilatação que o calor provoca). A cera fria impede o surgimento de pelos encravados, porém causa mais dor que a versão quente.

A alternativa mais eficaz para combater os pelos é a depilação a laser. Os raios são guiados pela melanina, ou seja, o fio rico em melanina atrai os raios em maior quantidade, o que provoca sua destruição. Daí a razão dos melhores resultados ocorrerem nos pelos escuros.

O tratamento a laser pode provocar breves reações como vermelhidão e irritação. Quem se submete a essa depilação deve evitar a exposição ao sol. Isso ocorre porque a pele bronzeada capta mais a luz do laser, o que pode resultar em manchas. Portanto, o sol fica proibido 10 dias antes e 10 dias depois de cada sessão. Cremes depilatórios e aparelhos elétricos também prometem o fim dos pelos. O primeiro método dura apenas 3 dias e o segundo, 20 dias. O creme corrói a camada de queratina que envolve o fio. Assim, o pelo se solta e basta passar água morna para que ele caia. Apesar de indolor, é primordial realizar o teste de sensibilidade para evitar a possibilidade de alergias. Já os aparelhos elétricos causam muitas dores. Eles possuem dispositivos internos que enrolam e puxam os pelos pela raiz.

Pequenas dores podem valer a pena em nome de uma pele lisinha. Seja por métodos simples ou mais rebuscados, é importante estar à vontade com o corpo e distante dos pelos. Na próxima semana, daremos dicas para facilitar a depilação.    

veja também