Por que os cabelos ficam brancos?

Por que os cabelos ficam brancos?

Atualizado: Sexta-feira, 8 Fevereiro de 2008 as 12

Por Myrian Rosário -

Antes de desvendar os mistérios do processo de branqueamento dos cabelos, é preciso entender melhor como as cores naturais são determinadas. "A coloração natural dos fios é garantida pela ação dos melanócitos, células na base do folículo piloso responsáveis pela produção da melanina, que é o pigmento natural do cabelo", ensina Ivete Carvalho, engenheira química da Kert.

Os melanócitos são células grandes com formato de estrelas cujas pontas são chamadas de dentritos e é através destes dentritos que os melanócitos transferem os pigmentos aos keratinócitos, que são as células produtoras da queratina. A queratina é a proteína formadora dos cabelos. "A melanina injetada nos keratinócitos permanece dentro dos fios de 3 a 10 anos", observa Ivete Carvalho.

A melanina pode ser classificada como eumelanina e feomelanina. A eumelanina é gerada por um aminoácido, denominado tirosina, e transformada em uma enzima, a tirosinase. Este pigmento ocorre na forma de pequenos grânulos de arroz, com cor entre marrom avermelhado a preto, que conferem as cores escuras ao cabelo. Já a feomelanina difere da eumelanina pela adição à tirosina de outros aminoácidos, como a cisteína, que é rica em enxofre, daí as cores amareladas e avermelhadas. A feomelanina não possui um formato preciso e apresenta-se na forma de pontos difusos, com a cor variando de amarelo a vermelho, que conferem as cores claras aos cabelos. Pesquisas recentes identificaram as felamelamínicas, que são os pigmentos responsáveis pelas tonalidades.

Mas por que os cabelos ficam brancos? "Parece incrível, mas apesar de tanta tecnologia e evolução, não se sabe ao certo", frustra-se a engenheira química. Até bem pouco tempo, pensava-se que este fenômeno complexo de branqueamento dos cabelos se devesse à não produção de melanina pelos melanócitos. Porém os pesquisadores descobriram que uma papila que produzia cabelos brancos continha melanócitos incapazes de produzir pigmento (melanina) e outras funcionando perfeitamente, produzindo pigmento, só que incapazes de transmiti-los aos Keratinócitos.

 "Acredito que os pesquisadores já conseguem reativar este mecanismo de transmissão de melanina para os melanócitos, mas, infelizmente para muitas mulheres que não conseguem viver sem colorir os cabelos brancos, esta técnica ainda não está disponível para o mercado. Resta-nos esperar por novidades nessa área".

veja também