Poros da pele abertos? Saiba como resolver

Poros da pele abertos? Saiba como resolver

Atualizado: Terça-feira, 26 Abril de 2011 as 11:24

Sabe quando acabamos de limpar a pele, com todo o cuidado, e ela já parece estar oleosa novamente? São os poros. As dermatologistas Izabel Reck de Mendonça, do Kyron SPA, e Patrícia Rittes, explicam como funcionam esses "inimigos ocultos" de quem tem a pele oleosa ou mista.  

Para começar, os poros têm uma função muito importante para o nosso corpo e não são tão "vilões" assim. Eles ajudam a manter a temperatura do corpo e a proteger e hidratar a pele. O problema é que, em peles oleosas, eles tendem a ficar mais dilatados e expostos, facilitando o acúmulo de poluição, de resíduos e da oleosidade natural da pele. Por isso, temos aquele "brilho" indesejado o dia inteiro.  

Algumas linhas de cosméticos ajudam a contrair os poros, reduzindo essa oleosidade, e outras inibem a produção de secreção das glândulas sebáceas. Porém, antes de escolher um tratamento, é importante consultar um profissional para saber qual é a causa da oleosidade (pode ser acne, dermatite seborréica, etc.).  

Como regra geral, quem tem pele mista a oleosa deve sempre preferir sabonetes neutros, tônicos à base de mentol, amamélis ou calêndula e protetor solar específico, não-oleoso. Produtos contendo retinóicos (derivados de vitamina A), alfa-hidroxiácidos ou ácido salicílico também são ótimos para esse tipo de pele.

Se a sua pele é oleosa, lembre-se que os itens de maquiagem, como a base, também devem ser livres de óleo. Uma opção prática para o dia-a-dia são os lencinhos antioleosidade, que retiram o excesso de gordura da superfície e podem ser usados várias vezes ao dia.

Para quem não consegue conviver com os "poros abertos", a medicina estética aponta algumas opções. O tratamento a laser ajuda a contrair os poros e o peeling remove as camadas superficiais da pele, deixando os poros "menos profundos". Mas cuidado: esses tratamentos não devem ser feitos com muita freqüência nem semacompanhamento porque são bastante agressivos à pele.  

veja também