Que ter cabelos longos? Veja dicas para iniciar seu projeto Rapunzel

Confira as dicas da expert Débora Melro para fazer o cabelo crescer com saúde.

Fonte: Guiame, com informações do Segredos de SalãoAtualizado: quinta-feira, 25 de abril de 2019 às 18:27
Algumas práticas podem ajudar a acelerar o crescimento dos fios. (Foto: Shutterstock)
Algumas práticas podem ajudar a acelerar o crescimento dos fios. (Foto: Shutterstock)

Quando o assunto é o cuidado com as madeixas, um dos questionamentos mais buscados na internet é como fazer o cabelo crescer mais rápido. Ainda que o processo dependa do funcionamento natural do corpo, que tem seu próprio andamento, algumas práticas podem ajudar a acelerar o processo e conferir mais vitalidade, brilho e saúde aos fios.

O site Segredos de Salão conversou com a hairstylist Débora Melro, do salão Studio W Shopping Iguatemi (SP), para descobrir suas principais dicas para quem está tentando turbinar o Projeto Rapunzel”

1) Apare as pontas regularmente

Na prática, cortar as pontas não afeta diretamente o ritmo de crescimento do cabelo. No entanto, retirar essa parte enfraquecida dos fios ajuda a evitar que eles quebrem. Em larga escala, a quebra pode comprometer a aparência das madeixas, criando a impressão de que elas não estão crescendo.

Por isso, Débora recomenda ir ao salão de beleza a cada 90 dias. "Não é preciso realizar um corte completo, só aparar as pontas já ajuda no processo", conta a expert. Se quiser aproveitar a oportunidade para repaginar o visual e experimentar um modelo novo, melhor ainda! Esse pode ser o incentivo que você precisa para continuar cuidando dos fios no dia a dia.

2) Preste atenção à perda de densidade capilar

Você sabe o que é densidade capilar? O termo se refere à "quantidade" de cabelo por centímetro quadrado do couro cabeludo. Ao longo da vida, tratamentos químicos e mudanças hormonais podem provocar uma queda na densidade dos fios. "Essa perda não altera o crescimento dos fios, mas um cabelo afinado dificilmente terá um visual encorpado e com volume", explica Débora.

3) A hidratação capilar ajuda a evitar a quebra

O cabelo ressecado fica opaco, com frizz, sem movimento e pode até chegar a ficar quebradiço. Esse efeito, somado à carência de nutrientes na fibra capilar, pode prejudicar seriamente o ritmo do crescimento dos fios. Por isso, se você quer fazer o cabelo crescer, é importante incorporar o hábito de fazer uma hidratação em casa uma vez por semana.

4) Os alimentos que ajudam o cabelo a crescer

Os cabelos precisam de vitaminas, proteínas e hidratação para crescer. Por isso, seguir uma alimentação equilibrada e beber bastante água faz toda a diferença na aparência e no crescimento dos fios. "Hoje em dia as dietas restritivas são as grandes vilãs de uma cabeleira bonita", afirma Débora.

Alimentos como vegetais verde escuros, ovo (que é rico em biotina) e sementes naturais fornecem as propriedades que, através da corrente sanguínea no couro cabeludo, afetam diretamente a fibra capilar. Se sentir falta de algum nutriente, procure a ajuda de um especialista. "Consultar um médico para orientar no uso de suplementos vitamínicos pode ajudar", conta a expert.

5) Vai mudar a cor do cabelo? Respeite os limites da fibra capilar

Enquanto espera o cabelo chegar ao comprimento desejado, mudar a cor dos fios pode ajudar a elevar sua autoestima. No entanto, tenha calma a tomar essa decisão pois o processo pode afetar a saúde das madeixas. "Sempre temos que respeitar o time de idosos nas nossas ruas", alerta Débora.

Visite um salão de beleza confiável e conte com a ajuda de um cabeleireiro profissional para escolher uma tonalidade, usar bons produtos e realizar a transformação com segurança. Assim, você evita que a mudança deixe o cabelo fraco e quebradiço e, com isso, comprometa o seu Projeto Rapunzel.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições